Chegamos na Era da Inovação… será?
Aposto que você já escutou por aí termos como “Era 5.0”, “Era da Transformação Digital” e “Era da Inovação” para definir esse período de ‘novo normal’ e preparação para o pós-pandemia, certo? Inclusive, eu mesmo já falei expressões semelhantes nos meus artigos ou publicações aqui no LinkedIn.
De fato, a demanda por inovação é inegável. Sabemos que a disrupção tecnológica que vinha sentadinha em um trem de carga, foi, simplesmente, transferida para um trem bala e obrigou as empresas a embarcarem nessa jornada. Aquelas que não conseguiriam chegar a tempo na estação, infelizmente, ficariam para trás.
No entanto, será que essa jornada de inovação, realmente, impactou as organizações em todos os processos? Um recente estudo que a SAP Concur fez em parceria com a IDC deixou dúvidas.
Segundo o levantamento, 50% das empresas globais ainda utilizam aplicativos legados (ferramentas ultrapassadas ou que não atendem mais as operações como deveriam) e 42% dos gestores financeiros disseram que suas aplicações atuais são descentralizadas.
Ao ler esse estudo, eu fiquei pensando: sim, a inovação chegou. Isso é fato. É indiscutível. Temos acompanhado disrupções em todos os setores. O metaverso. As teleconsultas. O trabalho remoto. A inteligência artificial. O machine learning. Enfim, os exemplos são infinitos.
Recomendados pelo LinkedIn
No entanto, nem todas as empresas ainda estão preparadas para essa nova era. Muitas delas nem tiveram tempo ainda para chegar à estação. Outras, conseguiram chegar, porém, ainda estão acostumadas com os antigos trens de carga e, por isso, possuem dificuldades para se adaptar à velocidade do trem bala.
Então, qual é a receita para realizar uma transformação digital efetiva e sustentável? Simples: adequar tecnologias, processos e pessoas.
As novas ferramentas serão responsáveis por otimizar a sua empresa e eliminar grande parte dos trabalhos manuais, porém, elas não fazem milagres sozinhas. É preciso adequar a sua cultura organizacional e os seus fluxos internos à essa nova era do mercado.
E, tudo isso, deve ser embasado no engajamento dos seus colaboradores com essas disrupções. Afinal, apenas um time treinado e orientado à inovação pode garantir resultados positivos no presente e levar a sua empresa a um outro patamar no futuro.