A jornada para se tornar referência no que você ama

A jornada para se tornar referência no que você ama

Sabe aquela sensação quando estão separando os times de imagem e ação, queimada, bandeirinha, futebol ou qualquer outra competição e que os líderes começam:

- Quero fulano!

- Quero ciclano!

E que você só quer ser chamado logo para não ficar de fora???

Esse era meu sentimento quando comecei a ouvir que surgiria o Caminho do Planalto Central. Uma trilha de longa distância aqui no DF que passa por fazendas, atrativos naturais, locais históricos, cortando esse Cerrado lindo de Deus. Eu queria muito fazer parte disso e já estava levantando a mão para gritar: Me escolhe!!! Me chama!!! Mas aí... veio o chamado.

E não foi qualquer chamado. Foi para ser Embaixadora!!! Comecei a gritar quando recebi o convite. Mostrei para mãe, pro pai, pro noivo, para minha labradora.... ela não entendeu muito não, mas vibrou comigo.

A Jornada

O Caminho do Planalto Central é a “marca” de um mega projeto que envolve meio mundo de gente e instituições. Um conjunto de trilhas que totalizam 400km, passando por dois estados e que vai ser lançado amanhã na praça dos três poderes, em Brasília. Os detalhes estão no meu blog.

O convite para ser embaixadora me levou a refletir sobre o processo de construção do que atualmente tem se chamado de “autoridade”.

Olhando para trás, percebi que, para que eu fosse lembrada por todos os grupos envolvidos e escolhida para representar o projeto, segui alguns princípios e ações que podem ser replicados por qualquer pessoa que busque ser referência em algum assunto.

Então, bora lá! Detalhar o caminho das pedras...

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


1 – Tempo, tempo, tempo

Eu sei que você procura resultados rápidos e miraculosos. Eu também. Seja para emagrecer 5 quilos em dois dias ou aprender chinês em 1 mês.

Mas essa mágica não existe e a gente tem que ralar durante um tempão mesmo. Há 4 anos, eu lancei um blog para compartilhar minhas paixões. Publico conteúdo nele e no insta constantemente.

Sei que é difícil. Eu cheguei a deixar ele abandonado durante uns meses.... Mas quando voltei não parei mais. Nem que seja um texto ou vídeo curto, eu não deixo minhas redes sem informação.

Como você não cria autoridade na noite pro dia, comece AGORA a compartilhar conteúdo de qualidade sobre o que você quer se tornar conhecido. Não espere ficar perfeito. Nunca vai ficar. Já falei sobre isso aqui no LinkedIn.

2 – Tem que ter tesão

Já disse que você vai ficar um tempinho bom falando do assunto que você quer ser referência, né? Se você não tiver paixão pelo tema, vai ser o inferno na terra! Procure ser autoridade no que te enche os olhos, naquele assunto que você pesquisa sem ninguém te pedir, por puro prazer.

Eu gosto de um monte de assuntos, mas sei que só me perco no tempo quando o assunto é futurismo, autodesenvolvimento e viagens diferentonas, especialmente em meio à natureza. Não é à toa que fiquei 2 anos do meu mestrado estudando sobre turismo, comunicação e sustentabilidade.

Logo, tente focar nos assuntos que vem pra você de forma espontânea, sem muito sofrimento. A vida já não é lá muito fácil para você passar horas com algo que não te dá o mínimo de tesão.

3 – Participe de comunidades (on e off line)

Você tem que achar sua comunidade. Onde estão as pessoas com as mesmas paixões que você. Tem tribo de tudo neste mundo. O finado Orkut que o diga.. depois que eu vi a comunidade “gordinhos que gostam de estabilizadores” não duvido de mais nicho nenhum nesse mundo.

Assim que achar sua tribo, é só interagir. No mundo real e no mundo virtual. Contribua com conteúdo de qualidade, tire dúvidas, peça ajuda, articule encontros.

No meu caso, por exemplo, eu tô em vários grupos virtuais de pedal, trilheiros, escaladores, agricultores urbanos, ambientalistas. Também participo de grupos de turismo, eventos, cursos e palestras presenciais. Nesses últimos anos construí uma rede incrível e apaixonante, meu maior patrimônio! Meu maior tesouro mesmo!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


4 – Saiba onde e como divulgar seu conteúdo

Além de estudar sobre o tema que você quer ser reconhecido, tem que aprender o mínimo de produção de conteúdo. Até para achar sua comunidade... Não precisa ser expert em marketing digital, redes sociais ou produção de conteúdo não. Mas tem que saber o básico.

E gente... nem precisa pagar. A internet tá cheia de materiais gratuitos para você tirar bons insights e conhecimento técnico! Depois eu compartilho aqui o material que eu amo e uso para minhas palestras e cursos sobre o assunto.

Isso é importante para você não usar linguagem de face no insta ou sair só publicando foto aqui no LinkedIn...

5 - Seja autêntico!

Por fim, seja verdadeiro. Fale das dificuldades reais, compartilhe todas as experiências, mesmo as dolorosas. Não venda o que você não faz ou não usa. Te dou dois motivos para assumir as dores e delicias de ser quem você é.

Primeiro, que você vai se sentir muito mais feliz não precisando usar uma máscara pesada ou interpretando alguém o tempo todo. Acredite, já tentei ser quem eu não era e aquela mascara era tão pesada que dói minha coluna até hoje...

Segundo, que seu trabalho vai ser infinitamente melhor e mais reconhecido. Vai criar conexão com a comunidade com a qual você está querendo se relacionar. Achei a coisa mais linda quando fui ser apresentada como embaixadora no Palácio do Buriti, sede do Governo, e eles disseram que queriam que eu “apenas continuasse a fazer o que já faço”. Olha a cara de plenitude quando fui falar lá...

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Ah! Uma última coisa. Cerque-se de quem te faz crescer. Eu não fiz nada disso sozinha. Eu já falei da minha rede, né? Além dela, tem quem tá aqui ao meu lado, no dia a dia. Suportando minhas crises existenciais. Se não fosse minha família, meus amigos e meu noivo não teria suporte e confiança para continuar.

Tenho certeza que quem tiver constância, tesão, comunidade, conhecimento técnico e autenticidade... vai longe! E qualquer dúvida, tô aqui para ajudar. Se você tava precisando de um chamado para participar da brincadeira de ser produtor de conteúdo, considere-se escolhido. Tá no time! Bora junto!

Bela jornada! Texto bom de ler, com boas orientações! Parabéns por essa conquista! Ainda mais por saber que você só precisará continuar fazendo o que já faz, sendo quem você já é.

Ricardo Muniz

Coordenador-Geral de Engenharia de Radiodifusão no Ministério das Comunicações

5 a

Merece demais Babiiii! Sempre acompanhando essa jornada!

Luiz Coelho

Especialista em inovação, agilidade e uso de IA para negócios

5 a

Dicas certeiras!

André Secco Richter

Desenvolvimento de Negócios | Gestão de Projetos | Empreendedorismo | Estratégia | Inovação

5 a

Muito bom!

Luis Cristóvão Rosa

Gestão de Estoques | Administrador | Especialista em MBE Engenharia de Produção e Sistemas

5 a

Baita artigo Hein Bárbara Lins! Super gostoso de ler, foi muito relevante para eu! Obrigado!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Bárbara Lins

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos