Jovem aprendiz: você tem experiência?
Parece uma pergunta meio boba a ser feita na entrevista do primeiro emprego, mas por trás dela, podemos observar um pouco além das referências profissionais.
A experiência em si, como explica Sidnei Oliveira para a revista Exame, "é um processo de aprendizado cíclico, onde se passa por diversas fases desde a fase em que se aprende até onde tem total domínio de um trabalho/ procedimento."
É importante analisar qual foi o significado e o que restou no fim do processo, é natural que seja o aprendizado de algo bom ou ruim. A experiência que o entrevistador se refere pode trazer uma exemplo cotidiano, como "qual é a sua atitude ao ser confrontado por um superior?", não é necessariamente o seu chefe, pode ser seus professores, seus pais. Traga esse exemplo como um agente de mudança e aprendizado, nunca como uma situação unicamente negativa.
Na entrevista, evite dar exemplos de situações negativas a menos que seja solicitado, e se for, mostre o que tirou de positivo, mesmo de uma experiência ruim.
O que deve ser demonstrado na resposta dessa pergunta é que você está disposto a aprender, que é necessário adquirir conhecimento para desenvolver habilidades. A experiência é a soma do aprendizado + habilidade. Resumindo, a prática leva à perfeição e o aprendizado cíclico leva à experiência.
Muito mais importante do que ter um currículo cheio de “referências” é que o entrevistado se coloque na posição de aprendiz e relate como as sua referências impactaram positivamente sua carreira.
Outra dica é sempre ouvir e mostra-se disposto e flexível a aprender. No primeiro emprego podemos adquirir hábitos profissionais que levaremos para o resto da vida. Cultive bons hábitos, seja resiliente que o primeiro emprego pode ser a porta de entrada para um futuro profissional brilhante!