Justiça promíscua ?
Modesto Carvalhosa: ‘É falacioso e cínico dizer que MP não pode se comunicar com juiz’
No Brasil é notório que a Justiça funciona mais para ladrão de galinha do que para poderosos. Em grande parte isto é devido às relações promíscuas que sabidamente sempre existiram entre membros do judiciário, advogados e poderosos. As fotos acima foram extraídas de publicações na imprensa.
1- Toffoli e advogados de condenados na LavaJato festejando em SP
2- Kakay - deboche - faz o que quer no STF
3- Gilmar Mendes no casamento da filha de Jacob Barata
4- O amigo que virou ministro do STF
E estas relações promíscuas entre Juízes e envolvidos com algum caso na Justiça acontece por todo o Brasil. Portanto, é irrônico que um Juiz não possa se comunicar com um Promotor para promover a Justiça.
Na legislação brasileira, é o Código de Processo Penal que dita as regras das ações criminais e trata diretamente desta hipótese. Em seu artigo 254, a norma diz que o juiz deve declarar-se suspeito ou pode ser recusado pelos envolvidos no processo “se tiver aconselhado qualquer das partes” — defesa ou acusação. Mais adiante, o artigo 564 do CPP aponta os casos em que ocorrerá a nulidade, entre eles “por incompetência, suspeição ou suborno do juiz”. Revista Veja. Publicado em 10 jun 2019
Pois bem... O que dizer de alguém que foi advogado do PT e não se acha impedido de julgar Lula? O que dizer de alguém que é próximo do processado, pois é padrinho de casamento da filha do mesmo, e solta o sujeito conhecido como "rei do ônibus" envolvido com falcatruas? Estes são apenas dois exemplos. Existem vários outros na imprensa para quem quiser conhecer. É fácil e notório. Será que todos somos "Polianas" que acreditam que em nenhum instante estes juizes conversaram sobre os casos dos processados com os quais se encontram habitualmente em diversas ocasiões? Ou quando são visitados em pleno STF por um sujeito usando permudas?
Quantas vezes os advogados de Lula ainda vão recorrer ainda? Até setembro do ano passado foram 17 vezes. Este ano não faço idéia... E por que o Lula pode recorrer tantas vezes e justamente de forma direta ao STF? Não existe uma fila de processos que deve ser obededica? Por que este privilégio? Algo não cheira bem nisto.
Assim, penso que seria muito interessante investigar como alguns destes Juízes construiram seus patrimônios pessoais, uma vez que muitos deles, mesmo ganhando salários consideráveis da ordem de R$ 35 mil em média, jamais conseguiriam ter o patrimônio que ostentam. Como exemplo, um Ministro do STF que tem uma mansão em Brasília e pelo menos mais um imóvel milionário no Rio.
Por isso, repito o que já falei por aqui antes, o Judiciário é o principal poder e o único que faz o que quer, não há qualquer sistema de controle. Um juiz quando é punido vai para casa com aposentadoria integral. Se isto é punição, eu gostaria de ser punido assim também.
Sem uma Lava Toga, vamos continuar, como disse a Juiza Eliana Calmon, com muitos bandidos de Toga.
Opinião - Annibal Abreu