Kanban - Jeito ágil de se viver

Um dos assuntos que mais discuti nos últimos anos foi a plicação de metologias ágeis para gestão. A necessidade de se gerenciar inúmeras frentes de trabalho de forma, organizada, mapeando etapas, descrevendo ações e definindo linhas de trabalho me fez procurar no velho acervo por ferramentas que me permitissem trabalhar desta forma. De lá veio o Kanban e sua simples mecânica para controlar tarefas que PRECISAM SER FEITAS, que ESTÃO SENDO FEITAS e as que FORAM CONCLUÍDAS. Eventualmente é mais interessante subdividir a coluna ESTÃO SENDO FEITAS para enxergar com mais clareza o estágio das tarefas, principalmente quando esta necessitará da intervenção de diferentes pessoas. Usando o ITIL com parâmetro, adotar as colunas CONFIGURAÇÃO, HOMOLOGAÇÃO e IMPLEMENTAÇÃO possam auxiliar na rápida identificação da fase das atividades. Talvez para você seja mais relevante identificar COM QUEM a tarefa esteja e criar múltiplas colunas para avaliar a concentração de tarefas com um integrante da equipe. Em sua essência, o Kanban por ser visto desta forma. Obviamente que ao aprofundar a leitura sobre este tema lhe trará munição para tratar melhor as atividades.

Kanban é algo tão funcional que sua aplicação na vida familiar é tão eficaz, quanto na vida profissional. Desde que adotei o kanban para gerenciar as coisas de casa, minha esposa nunca mais puxou minha orelha por esquecer de fazer algo - risos. Eventualmente negociamos prazos, quando uma atividade foge ao controle, ou merece novos comentários para alinhamento (principalmente) de expectativas quanto aos resultados.

Seja produtivo. Seja prático. Seja ágil.

Bruno Galindo

Technology & Innovation Specialist | Founder & CEO at Loja Interativa | Co-Founder and CIO at TwinTech | Startup Advisor

6 m

André, parabéns pelo conteúdo! Muito bom 🚀

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de André Gonçalves

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos