Khachapuri; delicioso pastel recheado da Geórgia que reflete a felicidade!
Khachapuri é um pastel recheado com queijo, considerado uma das iguarias nacionais da Geórgia. É uma das primeiras iguarias que se oferece a um convidado quando ele visita uma residência.
Pode também ser considerado um pão ou uma espécie de pizza. É preparado com uma massa de farinha de trigo com água, leite, levedura e óleo, que é transformada numa bola e deixada a levedar, antes de ser tendida da forma e nos tamanho desejados.
Além das variantes mais comuns na Geórgia, existem as preparações regionais, entre as quais o imeruli, ou khachapuri da Imerícia, de forma circular, geralmente servido em fatias; o megruli de Mingrélia, circular e com queijo por cima; e o ajaruli ou acharuli de Adjara com a forma de uma gôndola, normalmente servido com um ovo cru e manteiga derretida.
O khachapuri tem uma importância tão grande na economia da Geórgia, que o ISET Policy Institute da Universidade de Tbilizi, desenvolveu o Khachapuri Index Project, inspirados no Big Mac Index da revista The Economist, para calcular a inflação no país; o índice inclui, não só o custo dos ingredientes necessários para preparar um imeruli (aparentemente a variedade mais importante).
A maioria dos padeiros acredita que isso só pode ser feito corretamente por pessoas felizes.
Khachapuri, um pão adocicado e recheado com queijo, é onipresente na Geórgia, o país caucasiano que faz fronteira com a Armênia, o Azerbaijão, a Rússia e a Turquia. Esse pão não pode ser servido quando há um funeral.
Se você está de mau humor ou triste, ou quando está de luto pela morte de um ente querido ou tem um coração partido, você nunca deve sequer tocar na massa.
- Nesse caso você apenas fique longe dessa preparação.
É comum você ouvir na Geórgia o seguinte: Se o khachapuri é feito por pessoas felizes, também faz com que seus consumidores fiquem muito satisfeitos. É a comida perfeita do Comfort food.
Tudo, desde padarias de esquina até restaurantes sofisticados, serve o lanche Khachapuri.
E enquanto certas versões do Khachapuri são semelhantes a pizza, uma pesquisa recente descobriu que 88% dos georgianos ainda preferem a pizza.
Apesar da importância do khachapuri para a culinária georgiana, no entanto, acadêmicos e historiadores de alimentos parecem não concordar com suas origens.
De acordo com Dali Tsatava, escritor de culinária e ex-professor de gastronomia da Georgian Culinary Academy em Tbilisi, diz que Khachapuri pode ser primo da pizza. Soldados romanos vinham pela região do Mar Negro e traziam receitas para algo parecido com a pizzai.
Os tomates não existiam na Europa até o século 16, então era apenas pão e queijo assados, não muito diferente dos khachapuri.
Quase todas as regiões da Geórgia têm sua própria variação de khachapuri, que se traduz diretamente como pão de queijo cottage, já que o queijo chkinti usado com frequência é curvo.
Experimente principalmente o tipo mais popular, Imeruli (da região de Imereti), que de longe parece muito com uma pizza branca.
Durante uma visita na Geórgia (pelo menos por uma semana), experimente kubdari em Aripana em Tbislisi, uma versão recheada de carne da região de Svaneti.
Mas cuidado para não ficar empanturrado no Megruli khachapuri da região de Samegrelo, porque o khachapuri é cheio de queijo (como Imeruli khachapuri) e depois coberto com uma outra camada de queijo derretido.
- Experimente também a versão recheada com espinafre e purê de batata chamada Khabidzgina khachapuri.
Tudo se torna um delicioso, e bem tostado pão assado com muito queijo feito por georgianos aparentemente felizes e satisfeitos com suas vidas.
É comum ouvir a expressão: Você pode adivinhar o caráter do padeiro que fez o khachapuri. É como um espelho para as emoções. O khachapuri é tão saboroso e bonito que reflete a felicidade de quem fêz e de quem come essa preciosidade da Geórgia.
Mas, de acordo com quase todos os cidadãos da Geórgia, a felicidade não é a única qualidade necessária para produzir o khachapuri. Dizem ainda por lá: você tem que falar com o seu khachapuri. Quando você está amassando a massa, por exemplo, você precisa verbalizá-la; fale com isso como se fosse seu bebê.
- Disso tudo surge a felicidade em torno do khachapuri.
O formato de pão do barco, que funciona como uma bacia para o queijo fundido (e às vezes um ovo frito por cima), não é coincidência.
As pessoas afirmam que Adjaruli khachapuri (uma variedad do khachapuri) reflete a geografia e a cultura da região.
Tudo está próximo do Mar Negro, e é por isso que o pão tem a forma de um barco. O ovo representa o sol e o queijo é o mar. As pessoas desta região eram grandes construtores de barcos.
Desejo aos meus leitores uma ótima noite de Terça Feira que se aproxima!!