Líder x Chefe
O chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens diretas e incontestáveis e usar do seu poder para conseguir o que quer. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Os chefes são temidos e não respeitados, seus colaboradores geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas. O chefe vê seus colaboradores como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Ele não incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do colaborador e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado. Manda quem pode obedece quem tem juízo.
O líder é alguém que identifica as necessidades legítimas (não as vontades) de seus liderados e remove todas as barreiras para servi ao cliente. Ele conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto. Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por seus liderados, e o respeito têm muito mais eficiência do que o temor. O líder busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e sim uma responsabilidade que deve ser dividida. O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas. Ele procura trazer o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las. O líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado. O papel do líder é servir (Os escravos fazem o que os outros querem, os servidores fazem o que os outros precisam).
85% das pessoas deixam os chefes e não as empresas que trabalham! A melhor maneira de reter talentos é ter líderes incríveis.