Líderes Inspiradores #18 - Bel Humberg
Uma pessoa pode ser catadora de feijão ou de diamantes.
Era o que o avô dizia a ela, explicando que há quem prefira passar seu tempo procurando lixos a serem descartados e outras pessoas que preferem procurar pedras brutas a serem lapidadas.
Isabel Humberg nasceu em São Paulo já dando bons sinais empreendedores, vendia ovo de páscoa, sanduíche natural, camisetas, dava aulas particulares, entre outras coisas que pudessem gerar uma renda extra em sua adolescência.
Na hora de escolher a faculdade ela não ficou na duvida, se tinha duas opções, porque não fazer as duas? Cursou psicologia e direito.
Enquanto cursava Direito pela USP, cursou juntamente psicologia pela PUC e ao fim da faculdade se casou. Após se formar em 1995, Bel recebeu a proposta de montar a filial no Rio de Janeiro de um grande escritório de Advocacia especializado em M&A, nome dado ao ramo do direito que cuida de grandes fusões e aquisições de empresas.
“Essa é a doutora Isabel, ‘o nosso homem no Rio’” - Era como um sócio do escritório central a apresentavam. Bel era uma advogada poderosa que lidou diretamente com grandes fusões no setor de Energia elétrica no fim da década de 90. Um mundo particularmente comandado por homens mais velhos, ela andava entre políticos e empresários, sempre muito gentil, conquistou seu espaço e a confiança de grandes clientes.
Foram cerca de 15 anos trabalhando como advogada, em um ritmo acelerado. Bel e o marido tiveram três filhos em meio a essa agitação. Ela havia lapidado um lindo diamante: uma família, uma carreira consolidada… Quando ela chegou ao Rio, dividia uma sala com uma advogada. Quando voltou, já tinha montado um escritório com 80 profissionais.
Em 2009, adiantada para uma reunião, ela parou o carro em frente a uma loja. Ao entrar na loja, foi abordada por uma mulher que perguntou.
– Acho que te conheço. O que você faz?
Mariana Medeiros, também era advogada, mas deixou a profissão para montar uma pequena loja de roupas e iniciar suas vendas na internet. Naquela rápida conversa a paixão de Mariana inspirou Bel, mas após o desenrolar da conversa era visível que ela não possuía nenhum conhecimento sobre vendas online.
Ao chegar em casa, comentou sobre o encontro com Paulo, seu marido, que participou da primeira onda de empresas de internet do país, no fim dos anos 1990. Uma referência no setor, fundador da empresa de investimentos A5 Capital Partners. Bel deu o cartão para o marido e pediu: “Fale com ela. Faça como se estivesse fazendo isso para mim”.
Paulo falou com a mulher, gostou da ideia e se tornou o primeiro mentor e investidor-anjo de OQVestir. Algum tempo depois, Bel foi convidada para entrar no projeto como sócia de Mariana. O combinado era Bel ficar apenas por um mês para um experimento, mas a parceria deu certo demais.
Muito trabalho depois, a OQVestir já faturava R$100 milhões por ano, e Bel havia polido um outro diamante. Decidiu então deixar o cargo de CEO da empresa, e se dedicar a programas da Endeavor e da EY para incentivar a liderança feminina, o que vem fazendo até hoje.
Gostou? Se você quiser conferir mais conteúdo, estes são os links para nossos últimos artigos.
Líderes inspiradores #17 - Heloísa Assis (Zica Assis)
Líderes inspiradores #16 - Daniel de Jesus
Líderes inspiradores #15 - Bernardo Rezende(Bernardinho)
Aproveite e converse conosco da Gerencial VSM em nossas redes sociais, Facebook e Linked in. Mais uma vez agradecemos e esperamos que tenha gostado do conteúdo.
Vinícius Silva Mourão
Consultor de Negócios e Fundador da Gerencial VSM