A Lei do Triunfo,
Impressões - Artigo 07

A Lei do Triunfo, Impressões - Artigo 07

A Lei do Triunfo

Impressões - Artigo 07

 

Em palavras diretas e ligeiras: organização e autocontrole deveriam ser pré-requisito para toda e qualquer posição, em todo e qualquer empreendimento que se proponha.

Não há trabalho, satisfatório que seja, que dispense estas qualidades – em desenvolvimento ou desenvolvidas – em qualquer profissional.

Os juniores, de maneira geral, terão menos; os seniores, obrigatoriamente, deverão ter mais.

Neste momento, o delinear para o Triunfo vai sendo conduzido “de dentro” de cada pessoa, projetando-se para as interações com as outras pessoas. O domínio dos pensamentos e do conhecimento deve passar pelo crivo da Razão de cada indivíduo, por meio da organização e autocontrole, “últimas peneiras” para a contribuição à execução de um Projeto, onde o Conhecimento não será anuviado pelos sentimentos, pelas preferências, pelo gosto pessoal.

Um Projeto – todo Projeto – é uma “edificação” de uns para outros.

“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar.”

Sun Tzu

O sétimo artigo apresentam a visão de Hill em relação a estas características e exemplos práticos de quando são cultivadas.

DA ORGANIZAÇÃO

A evolução é uma transformação organizada, na qual nenhum milagre tem parte.

Todas as formas de energia e todas as espécies de vida animal ou vegetal, para sobreviverem, precisam ser organizadas. Os fósseis dos imensos animais pré-históricos apresentam evidências positivas de que não organização significa aniquilamento.

 

Se o leitor conhece bem futebol, sabe naturalmente que o time vencedor é aquele que melhor coordena os esforços dos seus jogadores. O que vence é o trabalho do time. O mesmo acontece no grande jogo da vida.

Qualquer ponte de estrada de ferro moderna é um excelente exemplo do valor do esforço organizado, porque demonstra de modo simples e muito claro como milhares de toneladas de peso podem ser transportadas sobre um número relativamente reduzido de barras de aço e vigas. É que todo esse material da ponte está de tal forma disposto que o peso se distribui igualmente sobre toda ela.

Sempre que apertarmos um botão ou voltarmos um comutador de luz elétrica, lembremos que foi a capacidade de Edison para organizar fatos de relevo que tornou isso possível.

Conhecem-se três poderes principais no mundo do esforço organizado: as igrejas, as escolas e a imprensa. Imaginemos o que poderia acontecer facilmente se essas três grandes forças formadoras da opinião pública entrassem em aliança com o propósito de fazer surgir qualquer transformação necessária na conduta humana.

 

Para ser seguro, todo plano precisa ser construído com material cuidadosamente escolhido.

Um homem pode ser uma enciclopédia ambulante, sem possuir nenhuma força. O conhecimento não se torna poder senão à medida que é organizado, classificado e posto em ação.

O conhecimento não se torna Poder senão por meio da organização e do uso que dele se faz.

 

As forças que entram na constituição de todo esforço organizado:

·       OBJETIVO DEFINIDO

·       CONFIANÇA EM SI PRÓPRIO

·       ECONOMIA

·       IMAGINAÇÃO

·       INICIATIVA E LIDERANÇA

·       ENTUSIASMO

·       AUTOCONTROLE

·       FAÇO MAIS DO QUE A MINHA OBRIGAÇÃO

·       PERSONALIDADE ATRAENTE

·       PENSAR COM EXATIDÃO

·       CONCENTRAÇÃO

·       COOPERAÇÃO

·       DERROTA

·       TOLERÂNCIA

·       REGRA DE OURO


DO AUTOCONTROLE/ DA TOLERÂNCIA

Isso não é exagero - os seres humanos, em momentos de pânico, medo ou emoções profundas de qualquer espécie, manifestam a mesma tendência para a imitação que caracteriza as ovelhas, bem como a tendência do gado para o “estouro”.

Os sentimentos e as ideias das pessoas que formam uma multidão têm a mesma direção, e as suas personalidades conscientes desaparecem. A mentalidade coletiva forma-se transitoriamente, apresentando características marcadas. A multidão tornou-se o que, na ausência de uma expressão mais apropriada, chamarei uma multidão organizada, ou, se se prefere essa denominação, uma multidão psicológica. Ela é um único ser e está sujeita à lei de unidade mental das multidões.

Nas grandes multidões, acumula-se a estupidez, em vez da inteligência.

 

A energia que a maioria das pessoas desperdiça com a falta de autocontrole, se fosse organizada e empregada de maneira construtiva, supriria todas as necessidades e todos os confortos desejados.

O autocontrole é mera questão de controle do pensamento!

Ninguém tem o direito de formar uma opinião que não seja baseada naquilo que se julga sinceramente verdade, ou então em alguma hipótese razoável; entretanto, se nos examinarmos cuidadosamente, verificaremos que costumamos formar opiniões na base do que desejamos ou não acreditar.

Quando a aurora da inteligência se espalhar sobre o horizonte do progresso humano e a ignorância e a superstição tiverem deixado as suas últimas pegadas nas areias do tempo, será anotado, no último capítulo do livro que registra os crimes dos homens, que o seu pecado mais grave foi a intolerância.

 

Uma pessoa que possui o domínio de si mesma...

... não se deixa arrastar pelo ódio, inveja, ciúme, medo, vingança ou qualquer forma de emoção destrutiva.

... não odeia os que pensam de modo diferente; pelo contrário, se esforçará por compreender o motivo do desacordo e obter vantagens disso.

... não cai em êxtase nem se entusiasma exageradamente por coisa ou pessoa alguma.

... não se deixará influenciar pelos cínicos e pelos pessimistas.

... nem permitirá que outros pensem por ela.

... nunca, em nenhuma circunstância, calunia outra pessoa ou procura obter vingança por um motivo qualquer.

... estimulará sua imaginação e seu entusiasmo até que eles produzam a ação, porém domina a ação em vez de consentir que ela a domine.

 

A autodisciplina é o fator essencial no desenvolvimento do poder pessoal, pois torna fácil controlar o apetite e a tendência para gastar mais do que se ganha, e o hábito de responder a tudo o que se ouve ofensivo, bem como outros hábitos destruidores que desperdiçam as nossas energias com esforços não produtivos, os quais assumem formas numerosas demais para serem descritas nesta lição.

  

Quase 30 anos após a primeira publicação de A lei do Triunfo, chegava aos cinemas Tempos Modernos, de Charlie Chaplin. Um intrigante reflexo de como uma cultura organizacional deficiente, dentre outras dificuldades apontadas por Chaplin, pode levar à ruptura de toda a cadeia.

Ainda, há que se destacar a grande organização do Chaplin escritor-produtor-ator- músico-diretor, valendo-se da tecnologia disponível e de conhecimentos diversos.

E onde está seu autocontrole, sua tolerância? Chaplin foi filho de pai alcoólatra e mãe com sérios problemas mentais, que separaram em sua mais tenra infância. Cresceu ora com um, ora com outro, ora em orfanatos.

Devido a seu legado foi definido por Martin Sieff, no livro Chaplin: A Life, como “...maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam”.

Controladores de grandes “vôos”, compartilhemos nossas idéias!

“Que mais” há que se ler, pensar e falar?!

 

 

Thiago Lourenço

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos