Levante a cabeça, não olhe pra trás.
Você faz parte do grupo de milhares de brasileiros que querem esquecer 2017, quando o assunto é emprego? Que ano foi esse? Como reconquistar uma nova oportunidade de trabalho? Até quando enviarei currículos e não terei sequer um retorno? Você que ainda está empregado vive diariamente a sensação de ser demitido? Quanta angústia. Que indefinição. Tanto sacrifício para ter um curso superior, uma ou várias especializações para quê? Sensação de abandono? De falta de reconhecimento e cansado de não ser chamado para uma entrevista? Quem pode me ajudar? Me ouvir? Me dar oportunidade para falar da minha experiência? São perguntas e questionamentos feitos diariamente por milhares de pessoas "desesperadas"em busca de uma recolocação profissional. Talvez o emprego principal deixou de ser prioridade, e outras vagas, até em áreas diferentes, podem ser aceitas, pelo menos para amenizar a situação que passou de grave para um estado crítico. O que chama a atenção é que muitos profissionais desempregados estão fazendo de tudo para conquistar um novo emprego e não conseguem.
É a sensação de "ter sido lançado ao mar, sem escolha, e pra sobreviver, precisar nadar para frente, até encontrar terra firme. Para alguns a distância é curta, mas, para muitos, a distância têm sido longa, e o outro lado nunca chega. O corpo não aguenta mais todo esse esforço, a mente procura se controlar, e haja coragem para seguir em frente. Poderia aparecer uma mão estendida para nos retirar desse lugar. As braçadas representam a luta diária em busca de um novo trabalho. E temos que acreditar que "tudo vale a pena". Não se pede muito, apenas voltar a sentir os pés no chão, ouvir a frase ESTÁ CONTRATADO e ter a vida normal de volta.
É como se nossos olhos enxergassem dois mundos em um só. Aquele que segue seu ritmo normal, com a TV mostrando milhares de pessoas gastando em Shoppings, lojas com grande movimento, novos investimentos sendo feitos, como se tudo estivesse na mais perfeita ordem. E, de outro lado, a vida mostrando uma outra realidade, a do desemprego, a falta de dinheiro e o desespero batendo na nossa porta. Quanto sofrimento, quanta angústia. Podemos definir o dia vivido como o de uma batalha incansável. O número de vagas formais geradas ao longo de 2017 é considerada irrelevante pelo IBGE. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) mostrou que de fevereiro a outubro aumentou em 721 mil o número de empregados sem carteira assinada no país. No mesmo período, cresceu em 676 mil o número de trabalhadores por conta própria, em 187 mil o número de empregadores e em 159 mil o número de empregados domésticos. Somados, são cerca de 1,7 milhão de postos que são considerados informais pelo IBGE. Em três anos, o Brasil teve uma redução de 3 milhões no número de postos de trabalho com carteira assinada.
A estrada é longa, temos que olhar para frente e jamais deixar de acreditar. Independente da profissão e idade, temos que seguir buscando a vitória e não aceitar as armadilhas da desilusão e angústia. Vamos focar no dia de amanhã, acreditando sempre que nossa busca será alcançada, que o tão esperado trabalho vai chegar. Afirme,...vai chegar. O trabalho dignifica o ser humano, traz de volta o sorriso, a disposição de viver melhor, é como recuperar o respeito. Venha logo 2018... Venha logo novo emprego... Venha logo vida normal... Quero minha rotina de volta. Levante a cabeça e não olhe pra trás.
" Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém.
Você que chegou até aqui na leitura, respire fundo, acredite, não perca a esperança. Apesar da grande luta e dificuldade, agradeça cada minuto vivido, Estamos torcendo por você. Afirme para você mesmo "sou um vitorioso, sou digno e meu trabalho vai chegar nas minhas mãos". Seja bem vindo NOVO EMPREGO, seja bem vindo VIDA NOVA, RENOVADA E ABUNDANTE. Tudo passa,... e esse momento ruim já está no seu final. Fique na Paz, foco no horizonte...
Editor Chefe / Assessoria de Imprensa
6 aObrigado pelas palavras Roberto Botelho. E pela leitura do artigo.
Gestão Vendas Ind. Cervejeira, Consultor Business, ISO 9001, Coach/T&D/MBA RH, Educ. Corporativa/.
6 aUm texto que retrata nossa realidade, escrito com sabedoria e porção dobrada de fé. Parabéns Marcos. Abraço Roberto