Liderança #7 - NÃO SE COMPARE AOS OUTROS, COMPARE-SE A SI MESMO
Nós sempre perdemos quando nos comparamos aos outros, pois quando nos sentimos melhores que outras pessoas nos tornamos arrogantes, e quando nos sentimos piores que outras pessoas nos tornamos depressivos. Compreenda que existe um julgo desigual, onde não há compatibilidade na comparação levando em conta que todos somos diferentes.
A minha história é diferente da sua história, que por sua vez é diferente da história de seu vizinho e por ai vai. Temos o costume de nos comparar uns aos outros de certa forma para trazer um certo conformo mental, mas como dito à cima, os caminhos que a comparação podem nos levar são: arrogância e depressão. O pior de tudo é que na maioria das vezes a comparação é feita levando em consideração bens pessoais, condição de vida e experiência ou a falta dela.
A comparação causa tristeza, inveja e raiva. Em I Samuel 18:7,8 e 9 é ilustrada a frustração do rei Saul ao se comparar com Davi em uma batalha: "...Quando os soldados voltavam para casa, depois de Davi ter matado o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas. Enquanto dançavam, as mulheres cantavam: "Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares". Saul ficou muito irritado, com esse refrão e, aborrecido disse: "Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino? ". Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi.
Uma das chaves para que possamos potencializar a nossa capacidade de liderar é a auto comparação, onde não entramos em competição alguma e focamos em nós mesmos. Um líder que deseja causar impacto em sua própria vida, e agregar valor a vida das pessoas deve buscar ser a sua melhor versão todos os dias. Ser o seu melhor "eu", em uma batalha contra si mesmo, contra seus medos, sua insegurança e contra tudo o que afasta da evolução.
Lembrando que a liderança começa quando começamos a liderar a nós mesmos. e nesse ato de auto liderança o líder não pode dar espaço para coisas que não possuem significado em sua vida, que não lhe agregam valor em seus objetivos e que impedem a capacidade de expandir a visão. Para sermos lideres melhores, pessoas melhores devemos desenvolver a nossa melhor versão de "nós mesmos" todos os dias, sendo grato por tudo que temos.