Liderança com Propósito

Liderança com Propósito

Hoje foi um dia especial para mim! Foi o 1o #compartilhe da área de M2M / IoT da Vivo, com o objetivo de compartilhar um pouco de conhecimento, habilidades e despertar o novo nos colegas do Time de IoT/Big Data de uma das empresas mais inovadoras da LATAM.

Nessa prática, colaboradores do mesmo time compartilham projetos, ideias e o que realmente acreditam!

Hoje, no 1o encontro, tive a oportunidade de representar o time e construir um material fora do padrão, com base em um estudo de um case sobre “liderança com propósito” da Harvard Business Review aplicado à Nike + Golden Circle Theory aplicado à Apple + Product Discovery Techniques com um resgate do papel do Gerente de Produto em meio a Business, Tecnologia e UX, sem contar sobre a estratégia de colocar o cliente como persona principal no meio de toda a discussão.

Pensando no conteúdo e na aplicação dos cases decidi tornar esse material um artigo porque ele diz muito sobre mim além das coisas que executo no dia a dia para somar nos resultados da área.

Alguns highlights antes de explorar uma visão:

  • O Propósito é a essência do negócio, é a promessa para o seu cliente (interno ou externo) e ajuda a nortear outros times pra fazerem o gol junto com você.
  • Quando as pessoas entendem o porquê das coisas, elas se sentem parte do processo e fazem questão de entregar o que você precisa
  • O trabalho tem que fazer sentido para todos os stakeholders
  • Traga identidade para personalizar e internalizar sua missão
  • A criação de valor compartilhado é uma vantagem competitiva que faz as pessoas trabalharem para te ajudarem a resolver os seus problemas

Dados os pontos acima, vou dizer que me sinto mais confiante no trabalho quando me conecto com eles e os transformo em ações no meu dia a dia, sem contar a importância de trazer cenários realistas para as discussões de produto.

Como conectar esses pontos? Aplicando design thinking como forma de simplificar nossos pensamentos e traduzir para as outras pessoas (clientes, fornecedores, áreas de suporte etc) a nossa essência (propósito / entrega). Também é importante saber que o nosso papel é definir e intermediar expectativas entre Business, Tech e UX.

Qual o desafio de tudo isso? Manter o seu projeto como prioridade na cabeça das pessoas e torná-las parte do processo.

Sobre o papel de um Business Owner, Product Owner, Product Manager ou whatever you want....o papel principal, independente de cargo / título é liderar pessoas que tem diferentes realidades, bem como pensamentos para convergirem em ações que tornem a entrega completa e reconhecida por todos.

Um outro ponto simples e que esquecemos às vezes de usar a nosso favor é o otimismo. Pessoas que transmitem energia boa e mostram que acreditam no que elas criam ou fazem com autenticidade, geralmente criam empatia mais rápido para tratar assuntos chatos como interessantes e são vistas como peças chaves para operações mais complexas.

Por fim, compartilho com vcs esse material que produzi com carinho, que de fato tem muita personalidade e o melhor: um conteúdo que nos faz pensar na forma como produzimos e entregamos metas hoje.

Espero que tenham gostado e quando eu estiver inspirada de novo, volto a escrever pra vcs.

William Tadeu

Ajudo coaches, consultores, mentores e pequenos empresários. Juntos, criamos sistemas de vendas inteligentes. Diariamente, geramos potenciais clientes qualificados. Tudo isso com menos esforço e mais previsibilidade.

2 a

Excelente, Fernanda :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos