Liderança Consciente: "conhece-te a ti mesmo"
Começo este artigo com uma célebre frase, atribuída a Sócrates (479-399 a.C.). Este pensamento tornou-se uma referência para entender que o ponto de partida para o conhecimento do mundo é, na verdade, a busca pelo próprio conhecimento. Ao fazermos uma analogia com os negócios, deparo-me sempre com uma questão: sobre o quê um líder precisa saber? E então me vem à cabeça esta frase de Sócrates. É improvável que alguém com baixa autoconsciência consiga desempenhar com destreza um papel de liderança, afinal, olhar para fora é, antes de mais nada, olhar profundamente para dentro de si. A consciência é, portanto, um dos fatores fundamentais para falarmos sobre líderes na atualidade.
Nos diversos livros escritos por John Mackey e Raj Sisodia - renomados autores da linha de ESG -, a importância da consciência consta até mesmo no conceito de capitalismo. O "capitalismo consciente", nomenclatura do movimento estruturado pelos autores, versa sobre a necessidade de se equilibrar e corrigir imperfeições deste sistema econômico, mas o enaltece como um mecanismo bom e ético, ao mesmo tempo nobre e heróico, pois "cria valor, interage com as partes interessadas, dá significado à existência das empresas e cria prosperidade". Assim, os negócios vão além da geração de lucro, renda e emprego.
Neste contexto, emerge a importância da liderança, que deve se esforçar para alinhar o interesse de todas as partes interessadas e buscar a relação ganha-ganha. Liderar com propósito é a bola da vez; e não pelo "modismo". É por ser, talvez, o único caminho válido que vá garantir a perenidade dos negócios. O propósito, termo super explorado hoje em dia, tem um conceito relativamente simples, mas complexo ao mesmo tempo: é a busca interna por significado, tanto em nossas vidas, quanto em nossa organizações.
Recomendados pelo LinkedIn
Assim, a liderança consciente tem um propósito claro, que é muito maior que gerar riqueza ou lucro: consiste na criação de valor futuro para a sociedade como um todo. A liderança está despertando, portanto, para uma nova consciência social, ambiental e de negócios, como nunca visto antes. Ainda parafraseando Mackey e Sisodia, a gestão consciente é a "criação de um círculo virtuoso na organização, concentrando energias criativas do propósito e da cultura". Eis aí então o propósito, mais uma vez.
Portanto, liderar deixou de ser apenas um verbo, para carregar uma série de conceitos, como: autoconhecimento, autogestão, empatia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência, pensamento crítico, solução de problemas. Um líder consciente é, ainda, capaz de relacionar-se com todas as partes interessadas, buscando conhecimento, consciência, com uma visão holística e sistêmica de todos os envolvidos. Finalizando com Peter Drucker, um líder consciente deve saber que "o planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes".
Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Mineração Morro do Ipê S.A
1 aÓtimo artigo!! 👏
The CEO´s whisperer - Inspiring our CLevel clients to be more than they thought they could be
1 aTudo verdade!
NFPA Instrutora e Operadora Oficial no Brasil Diretora Técnica | Enga Civil e Especialista Prevenção Combate a Incêndio | Engeplot Alpha Engenharia e Serviços Ltda | Fundadora da Rede de Especialistas
1 aAna Oliva Bologna sensacional !!!
Auditor Interno | Investigação Corporativa | Risco Operacional | Canal de Denúncia
1 a👏👏👏
Senior Partner Galapagos Capital, Board Member Amigos do Bem, Board Member Astra/Oliva Finamax , Advisory Council Arko Advice, President of Alfa Shareholders Board.
1 aAna Oliva Bologna Vida, exemplo de Vida. Liderança Consciente. ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ LYSM MTL M&M F&E 🤟❤️♾️💍