Liderança e aprendizagem ao longo da vida: a combinação para o alto impacto
Photo by Jason Goodman on Unsplash

Liderança e aprendizagem ao longo da vida: a combinação para o alto impacto

Não há dúvida de que a liderança nos dias de hoje acontece em um contexto de grande complexidade, mudanças rápidas e precariedade nas relações.

É nesse contexto que líderes têm que navegar para levar suas equipes e organizações ao sucesso.

Mas, como responder às demandas de liderança nesse contexto?

Neste artigo vou compartilhar com você algumas maneiras para incorporar a prática da aprendizagem contínua no seu repertório e se tornar um(a) líder de alto impacto.

Aprendendo a aprender

Alvin Toffler, o futurista americano, é creditado por dizer:

“Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não podem aprender, desaprender e reaprender”.

No século 21, líderes de alto impacto serão definidos por sua capacidade de incorporar a aprendizagem contínua em sua prática de liderança.

Para serem líderes eficazes e agregarem valor em suas organizações, estes precisam aprender constantemente, tornando-se versões melhores de si mesmos.

Líderes de alto impacto apreciam o fato de que o mundo está mudando em um ritmo tão rápido que o que você sabia há alguns meses pode ser irrelevante hoje. Assim, os líderes que terão sucesso nesse cenário complexo serão aqueles que adotarem a aprendizagem como parte central de sua jornada de liderança.

Aprendizagem ao longo da vida no papel da liderança

O termo aprendizagem ao longo da vida foi desenvolvido por Leslie Watkins e reconhece que a aprendizagem em seu sentido mais amplo não se limita à sala de aula, mas ocorre ao longo da vida e em uma variedade de situações.

Um(a) líder que abraça e incorpora a ideia de aprender, como um processo ao longo da vida, vê a aprendizagem não apenas como uma experiência periódica para certas etapas de sua jornada, mas como um esforço com o qual precisa se comprometer diariamente. 

Líderes que adotam a aprendizagem contínua como filosofia de vida, criam espaços para aprender e crescer. Eles estão dispostos a ter seus pontos de vista e perspectivas constantemente desafiados e criam um ambiente de trabalho que permita isso. 

Eles estão constantemente se perguntando: “O que ainda preciso aprender para me manter relevante?”

Como desenvolver a aprendizagem ao longo da vida

Algumas das maneiras comuns de desenvolver uma mentalidade e prática de aprendizagem ao longo da vida incluem: participar de seminários e conferências, fazer cursos online, ler livros, ouvir podcasts enquanto vai para o trabalho ou pratica alguma atividade física, assinar boletins informativos(newsletter) sobre temas que lhes interessam, tornar-se membro de uma associação na área de seu trabalho e participar de eventos de que possibilitem conhecer novas pessoas.

Mas, neste artigo, gostaria de compartilhar outras abordagens que adotei em minha prática de desenvolvimento de liderança pessoal e que observei em outras pessoas:

1. Navegue por novas áreas do conhecimento

Todos sabemos que estudar é uma parte importante do desenvolvimento contínuo, mas se você for como eu, pode ficar tão preso no dia a dia que é difícil arranjar tempo para estudar temas que não estejam relacionados ao nosso dia a dia.

Uma coisa que achei mais eficaz para me ajudar a sair da caixinha, foi explorar outras áreas de conhecimento por meio de escolas informais de aprendizagem como a escola de filosofia Nova Acrópole Organização Internacional

Além de ser um ótimo espaço para aprender com outras pessoas e suas reflexões sobre os temas trabalhados, é uma ótima oportunidade para ampliarmos nossas perspectivas de mundo.

2. Quebre as regras e faça algo diferente de tempos em tempos

Fazer algo diferente é fazer uma atividade que te tira da sua zona de conforto, é fazer algo que você normalmente não faria. Ao longo dos anos, tenho investido em algumas atividades diferentes como aprender Jiu-Jitsu (arte marcial), tirar períodos sabáticos para viajar e aprender uma nova língua, participar de retiros espirituais e, mais recentemente, aprender a velejar.

Muitas pesquisas foram feitas sobre os benefícios de aprender novas habilidades, algumas das quais incluem: manter o cérebro ativo, aumentar sua velocidade de aprendizado e até torná-lo uma pessoa mais interessante. 

Como líder, ser capaz de aprender coisas novas fora do trabalho pode torná-lo mais aberto ao aprendizado dentro do contexto de seu trabalho.

3. Inverta a ordem na hora de dar orientações

Como professor e líder de projetos, tenho a felicidade de compartilhar um pouco da minha experiência e impactar a vida de muitas pessoas. Ao longo dos anos, tive o privilégio de orientar pessoas incríveis e de alto potencial.

Mas algo que comecei a explorar recentemente foi mudar o roteiro em algumas das minhas aulas e conversas de mentoria. Faço isso desafiando meus alunos e mentorados a compartilhar comigo algumas das coisas que eles aprenderam em sua jornada. Afinal, todos aprendem ao longo da vida de alguma forma, mesmo que inconscientemente.

Também comecei recentemente a compartilhar alguns dos meus desafios com eles e a pedir conselhos. Esta tem sido uma prática poderosa para me ajudar a desenvolver pontos de vista alternativos sobre as coisas e, ao mesmo tempo, também tem transformado minha prática docente.

Concluindo

Costuma-se dizer que o momento em que pensamos “Tá bom, já aprendi o suficiente” como líderes é o exato momento em que o progresso para. 

O mundo ao nosso redor está mudando constantemente e as organizações precisam de líderes que sejam capazes de estar constante e consistentemente preparados para enfrentar  e lidar com a complexidade presente no século 21, e a única maneira de fazê-lo de forma eficaz é adotando uma mentalidade de aprendizagem ao longo da vida.

Não existe mais estabilidade.

Tudo tem mudado de uma forma cada vez mais acelerada e nada funcionará por muito tempo. Torne-se um aprendiz ativo e transforme a sua e a vida de todas as pessoas ao seu redor!

Antes de partir…

Por favor, curta, recomende e compartilhe este artigo se você achar útil. Isso me dá energia para escrever mais sabendo que mais pessoas estão se beneficiando desse conteúdo.

Anna Pinheiro

Consultora SAP MM | S/4 HANA | Data Migration | Supply Chain

2 a
Felipe Moraes Borges

Presidente no PMI MG | Sustainability Portfolio and Project Manager, PMO | Only GPM-S™ in Latam | ESG, GRI® | Sustentabilidade Corporativa | Professor | Palestrante | PMP®, PRINCE2®, PMO-CP®, GPM-S™, IPMA-D, PROSCI®

2 a

Coincidência ou não, acabei de falar com os alunos sobre liderança e lifelonglearning !! Parabéns Paulo por mais uma publicação de efeito.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Paulo de Tarso Barros

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos