LIDERANÇA E INFLUÊNCIA: O NOVO PAPEL DOS LÍDERES NO MUNDO PÓS-PANDEMIA
Se você lidera gente essa habilidade não pode ficar de fora de sua caixa de ferramentas!
É certo que estamos no tempo do antagonismo da performance. Nunca na história as empresas precisaram tanto de mais performance dos seus profissionais, principalmente daqueles que exercem liderança. Porém, nunca tivemos tantos líderes e equipes adoecidos e abalados emocionalmente por conta de tudo que estamos passando nesse tempo de pandemia.
Nos últimos 12 meses todos os profissionais que atendi perderam alguma coisa ou alguém. E olha que 90% dos meus atendimentos são de líderes e empresários, se levarmos essa conversa para os outros níveis das empresas provavelmente ficaremos perplexos.
Eu sou do tempo que “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, talvez a relação com base no medo até gerou algum resultado, mas hoje não funciona mais!
O modelo de “vamos correr atrás do prejuízo” parece que também não está funcionando. Ao meu ver esse tipo de provocação tem sido questionada, principalmente quando pessoas perderam aquilo que não pode ser recuperado. Muitos estão revendo suas prioridades e de alguma forma isso tem gerado um certo distanciamento e desconexão com as questões profissionais.
Pela minha experiência pessoal e dos meus clientes em momentos de caos e incertezas não queremos pessoas dizendo o que devemos fazer, como se a vida fosse um grande check-list a ser cumprido. Faça uma análise, você gostaria? Nesses momentos buscamos por exemplos, por pessoas que o viver nos inspira, que não falam muito, mas que suas atitudes GRITAM e suas condutas nos provocam!
Foi o tempo onde muitos diziam “eu não misturo meu pessoal com o profissional”. Não precisamos de profissionais de sucesso e sim de gente com a vida bem-sucedida!
Não estou falando de vida “perfeita” como vemos nas redes sociais, mas de exemplos reais que inspiram e nos provocam a ser melhor. Sabe, é aquela pessoa que progride no trabalho, mas também no relacionamento amoroso, com os filhos, família e amigos. Que cresce financeiramente tanto quanto na sua espiritualidade.
É nesse contexto que precisamos de líderes com a habilidade de INSPIRAR e INFLUENCIAR com seu bom exemplo profissional e pessoal. E para isso, é necessário aprender a se conectar com as pessoas, por isso quero compartilhar de duas abordagens;
1ª Pratique a Escuta ativa: Me diga, quando foi a última vez que você intencionalmente parou para conversar com a “tia do café”? E estava disposto a ouvir o que ela tinha a dizer sobre a própria vida? Temos a tendência de escutar apenas aqueles que podem nos oferecer alguma coisa, e por isso, acabamos ignorando outros que nada tem a oferecer. Quero chamar sua atenção para essa posição nobre, pois você se coloca para conversar com a outra pessoa e presta atenção na sua fala, demonstra um interesse genuíno pelo assunto e, acima de tudo, pela mensagem que está sendo dita. Consegue resistir à tentação de querer dominar a conversa ou ficar pensando em outras coisas, nada tira sua atenção é o momento de olhar nos olhos.
2ª Conte sua história: Nada conecta mais as pessoas do que sua história de vida. Muitos líderes adoram contar suas façanhas e conquistas, mas isso conecta muito pouco. Agora, quando você conta sua história verdadeira, com os fracassos e sucessos, a magia acontece. As pessoas passam a te enxergar de outra forma, como alguém IGUAL, que superou vários desafios para chegar onde chegou. E isso é inspirador, pois muitos irão se identificar e se sentirão provocados a continuar mesmo em meio aos desafios.
Recomendados pelo LinkedIn
Deixa eu te contar, anos atrás eu tive uma experiência incrível! Era semana de Natal, a minha cidade estava toda enfeitada e o movimento no comércio era intenso. Fui provocado a ir ao centro e procurar alguém que quisesse me contar a sua história. Olha que loucura, na hora me lembrei de um senhor que sempre ficava pedindo esmolas num certo calçadão, ao chegar lá ele como de costume estava de cabeça baixa e com as mãos abertas, foi então que me abaixei e olhei nos olhos dele, coloquei uma nota em sua mão e disse, “eu gostaria de ouvir sua história”. Pensa nos olhos de uma criança que acabou de ganhar um videogame, era esse o olhar daquele senhor. Ele começo a falar, se empolgou, mas algo que ele disse me marcou muito, veja:
“nunca pensei que alguém poderia se interessar por uma pessoa como eu, estou acostumado a não ser notado.”
Será que o mesmo não está acontecendo com as pessoas de nossos times? Eu gostaria de te PROVOCAR a de forma intencional procurar cada pessoas do seu time e pedir para que contem a sua história, aproveita para praticar a escuta ativa, se possível conte sua história também. Vamos aproveitar dos recursos tecnológicos que temos a disposição para nos conectar, inspirar, provocar e influenciar de forma transformadora cada preciosa vida colocada ao nosso redor. Depois me fala o que aconteceu, você vai se surpreender.
Certamente podemos nos tornar líderes melhores, gerar resultados extraordinários, mas podemos ir além e transformar vidas!
Se você gostou desse artigo aproveita para enviar para outros líderes que você conhece!
Processos relacionados ao tema que podem te ajudar:
Se for do seu interesse saber mais vem para um bate-papo MANO A MANO COMIGO, me chama no Whatsapp que combinamos! (35) 99905.4016
www.adrianorodriguesmais.com.br