REFLEXÕES EM PÍLULAS
REFLEXÕES DEPOIS DE MAIS DE QUATRO DÉCADAS DE TRABALHO
Após mais de 40 anos trabalhando em organizações líderes dos setores militar, químico e farmacêutico, siderúrgico e óleo e gás, e tendo exercido o nível de direção por mais de 15 anos com trocas de experiências fantásticas com diretores, executivos e técnicos de outras áreas e também de outras organizações em diversos países, algumas quase certezas me vêm à mente:
- A primeira é que não tenho mais saco para cuidar de temas de rotina, apesar de ser a rotina operacional a responsável por trazer a maior parte dos resultados para as organizações, possibilitando a inovação e o desenvolvimento de novos produtos, mas é cansativa e repetitiva;
- A segunda é também ligada à rotina organizacional, não tenho mais estômago para aturar algumas figuras típicas do teatro corporativo como o alpinista, o protegido, o vampiro de energias e os falsos apoiadores, consigo enxergar cada um deles de longe e basta pouco contato para já saber que devo manter distância;
- O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é fundamental em todas as fases da carreira, mas especialmente depois da transição de carreira de empregado (lembrando que até um diretor-presidente é empregado de uma organização) e de empreendedor, consultor ou conselheiro. Para tanto estabeleci um máximo de 12 dias por mês que posso me dedicar a trabalhos e ao estudo contínuo, os demais dias eu dedico à minha vida pessoal, minha família e meus amigos, até porque nem família nem os amigos iriam me aturar 30 dias por mês. Enquanto o mundo discute a semana de 4 dias eu já implantei a de 3...
- Não me iludo com "programas da moda" ou com modelos que prometem resolver todos os problemas, cada organização tem sua cultura própria e uma maneira estabelecida de trabalho, qualquer mudança terá que fazer sentido para a organização e ser relevante para os seus objetivos. Não existe solução padronizada que possa ser aplicada diretamente.
Recomendados pelo LinkedIn
- Sei muito bem o trabalho que dá implantar processos de mudança e como fazer para que estas sejam bem sucedidas, o que demanda tempo e muito acompanhamento e comunicação constante. O processo de gestão de mudanças é estruturado e os ritos têm que ser cumpridos.
- Quase tudo pode ser mais simples, então simplificar sempre é a essência da melhoria e é chave para manter a competitividade. Complicar o fácil é uma característica de especialistas que não possuem a visão de todo o negócio da organização.
- No fim das contas, a última linha é o que importa. E a última linha do balanço de uma empresa é o lucro líquido. Sem lucro, vindo através de clientes satisfeitos, nenhuma empresa consegue manter sua perenidade.
- a diversidade e a inclusão são importantíssimas para que as equipes possuam multiplicidade de pensamentos, melhorando o processo decisório e a seleção de ações para atingir os objetivos estabelecidos.
- você só atinge consistentemente os objetivos se for capaz de construir um time vencedor, promovendo o pensamento diverso na equipe e cuidando do crescimento de todos e promovendo o alinhamento entre metas pessoais e metas da organização. Construa equipes vencedoras, dedique ao menos 30% de seu tempo desenvolvendo novos líderes.
Este é um pequeno resumo, quem tiver comentários ou pontos adicionais, peço que divida com a rede, assim todos terão a oportunidade de refletir e aprender.
Sócio-Gerente da empresa Sobanebrasil Ltda
1 aExcelente Enio. Importante mensagem aos colegas mais novos. Em especial a simplificação. Abraços.
Fundador Centro Estudos Curso Prevenção de Acidentes Maiores através Abordagem da Segurança Proativa; Pesquisador, DSc e MSc Eng Prod, Esp Qual Eng Seg Amb Ergon, Eng e Tec Indust Mec, Experiência Profissional desde 1984
1 aÓtimas questões, ano que vem chego aos 40 anos do inicio da minha vida profissional, um marco e a vontade de quero mais e com qualidade, buscando não aceitar funções de gestor e dando continuidade ao desenvolvimento acadêmico e profissional, motivado com os próximos desafíos que aparecem no horixonte, algumas questões, Segurança Proativa, Juntos Somos Mais Fortes e Unidos Pela Segurança. Abs!.
Oi Paola; Feliz Páscoa! Acho que simplificar, ir direto ao ponto , evitar negatividades e economizar sempre me permitiu desacelerar nesta fase da vida e balancear melhor o tempo que resta. Um grande abraço
Profissional de Saúde e Segurança HSE | Engenheira de Produção | Gestão de projetos
1 a“Enquanto o mundo discute a semana de 4 dias eu implantei a de 3” hahahaha muito bom!! Acho que toda a sua visão de simplificação, ir direto ao ponto, economizar energia com teatro corporativo te deu essa vantagem, hein?
Adorei, querido amigo! Perfeito! Mas amei mesmo a 1a reflexão: não tenho mais saco!