LIDERANÇA NA ERA DIGITAL

O mundo pós digital transformou o entendimento da gestão dos negócios, metodologias ágeis possibilitou equipes ágeis em todos os setores das organizações.

Adoção que equipes menores e multidisciplinares respondem mais rápido e eficaz as oportunidades de um mercado que muda velozmente, chamado mundo “VUCA” (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo). Relatos apontam que as unidades ágeis melhoraram o desempenho geral de forma moderada ou significativa desde o início da transformação.

A gestão ágil se torna efetiva quando a transformação da gestão empresarial passa pelo recrutamento da liderança.

O papel da liderança era controlar, comandar, agir no micro gerenciamento, agora, a liderança ágil esta muito próximo de um COACH, auxilia na gestão do tempo e prioridades, estimula a colaboração do time, entrega valor em ciclos mais curtos, desenvolve a cultura da confiança, com objetivo de permitir ao colaborador autonomia na tomada de decisão e, possa se sentir seguro para assumir riscos e errar.

Para o sucesso de qualquer equipe ágil, são as pessoas que precisam ter um propósito para estar motivadas, engajadas para fazer funcionar a transformação, o fator humano da gestão de pessoas precisa de muita habilidade do líder.

Para liderar times ágeis, não é preciso conhecimento técnico sobre todas as funções da equipe, porque esta já é composta por colaboradores multidisciplinares, sendo assim, a função liderar é estratégica, olha para os resultados e não para o microgerenciamento.

Encontrar liderança com esta capacidade é tarefa complexa trata-se mais das características comportamentais (SOFT SKILLS) do que habilidade técnicas (HARD SKILLS), é preciso um olhar atento no networking e muita dedicação dos recrutadores.

As metodologias ágeis não desprezam as boas práticas antigas, mas adotam novas abordagens mais direta com os problemas encontrados no percurso. Este modelo de liderar vai avançar muito, com a adoção de metodologias ágeis.

Portanto, é importante que os profissionais se mantenham atualizados e desenvolvam esse mind set, inserindo novas transformações no futuro do trabalho e, que assertividade, agilidade e autoconfiança, serão as novas competências das equipes.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos