Para que ....... ?
Muitas empresas se encontram em situação quase que forçadas a entrarem em um processo de Transformação, seja para o Ágil, Digitalização e/ou de Modelo de Negócios, devido a velocidade e nível de exigência que o ecossistema do mercado nos impõe atualmente. A grande maioria entra no processo de mudança de uma forma nem sempre organizada, começando pela busca de ferramentas e frameworks que prescrevam uma receita de sucesso, esquecendo-se do ponto fundamental para se construir uma jornada sustentável, que é o de se perguntar o para que estou fazendo isso".
Diferente do “por que.....?”, que nos leva a refletir sobre os fatos do passado, que nos colocam em uma determinada situação de decisão, como por exemplo, “preciso me transformar porque o mercado exige um novo modelo de comportamento nos negócios”, o “para que” nos conduz a uma reflexão sobre o futuro, onde queremos chegar, nosso propósito.
O “por que” nos remete as nossas crenças e o “para que” aos nossos valores.
Valores são os pilares que sustentam estratégias e ações nas organizações.
No artigo Enterprise Agile Coach, além das práticas de TI falo sobre algumas ferramentas úteis para um líder de transformação ágil, começando pelo uso do Canvas Estratégico de Mudança, que entendo ser uma ótima alternativa para mapeamento do propósito da empresa com o processo de mudança que está disposta e embarcar.
Conforme o propósito (visão + percepção desejada), aliado ao contexto da organização (importância, percepção atual, impactos e valores), conseguimos ter uma maior clareza da estratégia a ser adotada para a empresa, que é única, além de termos meios de monitorarmos se estamos no caminho certo (Critérios de Sucesso + Métricas de Progresso), potencializando a adaptabilidade para a entrega do valor ao mercado.
A cada tomada de decisão, nos lembrarmos do “para que” estamos engajados, nos permite sermos mais efetivos e eliminarmos esforços que não agreguem valor ao negócio.