Liderança # 2 – “O dia-a-dia”
As vezes tenho a sensação que os líderes são vistos como uma espécie de “super-heróis”. Felizmente, este estereótipo, apesar de um tanto glamoroso, não é real.
Ser líder é um estado de espírito, de caráter, de autoridade, mas também de muita dedicação, sacrifícios e responsabilidades. Como nada na vida é de forma gratuita ou sem ônus, esse “estado de ser” também não é diferente.
Tenho tanta convicção nisto que, ao longo da minha carreira, vi muitas empresas investirem tempo e recursos em “formar” líderes que jamais alcançaram esse estágio. No máximo que chegaram foram na classificação de “chefes” ou outra denominação conforme a posição que ocupavam. E qualquer que seja o nome que se dá à função destas pessoas, é muito diferente da essência do verdadeiro Líder.
Acredito na capacidade das empresas em identificar potenciais líderes e desenvolvê-los, mas creio muito mais na capacidade destas pessoas de saírem da qualidade de “potenciais” e virarem “realidade”. Para mim, isso não depende das empresas e de seus treinamentos, mas sim do esforço de cada um.
Já ouviu falar que a sua carreira é você quem faz? Então, é isso mesmo!
Se haverá sorte, se haverá suporte, indicação ou qualquer outra forma de auxilio, a sustentação e a solidez só depende de um único critério: sua dedicação com amor ao que faz.
Sim, amor! Afinal, você está tratando com seres humanos, e sem isso não há como haver uma troca genuína e um resultado satisfatório.
Alguém já ouviu dizer que é preciso dinheiro para liderar alguém ou uma equipe?Obviamente que não!
E também não há nenhuma alegação de que recursos financeiros não ajudarão você nesta jornada (ajudar # de tornar), pois liderança real se faz com outras ferramentas muito mais simples, porém muitas vezes escassas, como transparência, confiança e ética.
E não adianta reagir a isso: ou vou se adequa ao que é necessário, ou será um péssimo líder de pessoas.
Pode até ter resultados financeiramente inquestionáveis, mas admiração, inspiração e tantas outras trocas nesta relação especial que há entre líder e liderado, a qual tem como fundamentos a verdade, o cuidado, o desenvolvimento, a diversidade, o respeito e o desafio de se tornar melhor e ajudar o outro a ser melhor, isso não há dinheiro que compense.
É certo que as organizações são feitas para darem lucros – e nem estou falando o contrário – mas quem se motiva ou entrega sendo ignorado, humilhado ou não reconhecido? Simplesmente ninguém! Por isso a Liderença Efetiva tem sido valorizada a cada dia por organizações sérias e responsáveis.
Isso não é moda, é MODO!
Então meus conselhos para você que lidera uma equipe são: reveja seus conceitos e comportamentos, planeje-se para mudá-los (se realmente acreditar nestes valores) e faça acontecer. De nada adianta um discurso que não se vê na prática.
Lembre-se: quando um líder TOMA uma decisão, IMPÕE o ritmo!
Por fim, sempre comparo a função de liderança com a relação de “pais e filhos”.
Se quer que as coisas aconteçam da forma correta, seja o exemplo.
Exemplo nas atitudes, no discurso e na ação.
Certamente colherá frutos, não somente para o seu bem e seu desenvolvimento, mas principalmente e mais importante: para o bem e o desenvolvimento do OUTRO.
Afinal, não é isso que deseja o verdadeiro amor de “pai e mãe” ao seu ‘’filho”?!
Boa reflexão e até o próximo artigo!
Compradora | Compradora Internacional | Material Indireto & Serviços | Material Direto
6 aParabéns! Artigo impecável e verdadeiro...
Gerente Senior de Compras
6 aLuciana Henriques Careon
Entrepreneur
6 aObrigada Dayane Dmeterko e Guiomar Antunes! Orgulho de tê-las comigo!
South America SD&I Purchasing Buyer at Volvo Group
6 aParabéns pelo artigo Luciana! Orgulho de pertencer!
Business Controller | Finance Professional | Operations Controller I Finance Executive | FP&A | Controllership
6 aMuito Bom! Parabéns pelo texto..