Liderança ou Chefia?
Sempre ouvir dizer que uma equipe motivada é sem dúvidas um dos fatores que faz uma empresa ocupar seu lugar ao sol. Com a desmotivação dos colaboradores a qualidade despenca e as entregas e o padrão deixa de ser cumprido, aumentando a rotatividade de colaboradores, já que funcionários insatisfeitos buscam novos desafios e melhor qualidade de trabalho. Nesse sentido é muito importante manter sua equipe motivada.
E como estímulo a equipe para que encontre a motivação diariamente e permaneça no topo.
* É necessário que você conheça seu colaborador
Saber quem estar ao seu lado, como ele encara sua função, se tem dificuldades pessoais, são uns dos muitos fatores que te levam a desenvolver os talentos e incentivar a motivação pessoal de cada colaborador.
Afinal, quanto mais você conhece seus colaboradores, mais fácil fica conhecer
suas competências, mensurar seus desempenhos e garantir gaps de
competência, pontuar características fortes e corrigir pontos menos fortes
* Faça um estímulo saudável para que eles criem uma competição salutar no trabalho
A competição no ambiente de trabalho traz muitos benefícios: minimiza a distância entre a equipe, cria um ambiente agradável e veloz
Porém, como toda competição temos que tomar alguns cuidados.
Competições pesadas tendem a tornar o ambiente de trabalho pesado e hostil. Saber analisar a equipe e conhecer como ela se comporta em uma competição faz com que antecipemos problemas, e corrigir a ferramenta utilizada na competição.
* Um ambiente leve e descontraído
Um colaborador se sente mais confortável para trabalhar em um ambiente amigável. Por isso você deve disponibilizar desde o básico, como banheiros, conexão estável com a internet, e pode adicionar elementos como ar condicionado, cadeiras mais confortáveis, decorações e até mesmo cores de parede animadoras. Tudo isso influência na disposição do colaborador a trabalhar, ao invés de esperar o expediente acabar e sair com pressa.
* Saber ouvir a equipe
Muitas vezes me deparo com lideres que possuem a verdade, e não
dão sequer ouvidos a sua equipe, que é quem está sempre em operação e
tem verdadeiro conhecimento do serviço, isso frusta quem opera, às vezes o
¨líder¨nem se quer possui competências suficientes sobre o assunto, mas se
impõe fazendo a equipe se desmotivar e perder o interesse no trabalho.
* Agradecer o trabalho realizado.
Muitos lideres se limitam apenas a cobrar o serviço, e no final após uma jornada de trabalho, não tem nem a humildade em reconhecer o esforço e agradecer pelo trabalho realizado. Isso faz com que a equipe fique desmotivada e com baixa autoestima.
* Feedback
Dar feedbacks deve ser uma prática constante, não servem apenas para corrigir, orientar e direcionar, mas também para estimular, criar correntes seguras de relacionamento profissional.
Sempre que possível estimule, dê feed backs enaltecendo o melhor, e esclareça o trabalho a ser desenvolvido, de preferência com um agradecimento.
E para finalizar! Acredito que todo gestor que concentra TUDO, principalmente as decisões, minimiza a equipe, a torna frágil e imatura, sem capacidades de tomadas de decisão.
Agora vamos refletir que tipo de líder eu sou.