Como engajar as pessoas
Trabalho com equipes há mais de 10 anos e de vez em quando me deparo com o mesmo problema: Como engajar as pessoas?
Existem vários contextos: as pessoas que estão cansadas de fazerem a mesma coisa, mas temem uma troca de área por diversos motivos, pessoas que estão prestes a se aposentar ou estão trabalhando só enquanto não são chamadas no concurso que passaram, pessoas que estão desmotivadas porque não tem oportunidade de uma promoção na empresa, pessoas que não se sentem ouvidas na empresa, pessoas que se sentem perseguidas, injustiçadas e esgotadas de tantas horas extras, stress.
É complexo! E cada cenário é diferente, não tem uma receita pronta!!!
Já li alguns livros, assisti palestras e claro todas me ajudaram, mas a motivação é uma questão individual embora possamos classificar em dois tipos:
- Motivação Extrínseca: é aquela que é externa ao indivíduo e ainda é a que mais é utilizada nos negócios: Formas de motivar o funcionário a alcançar os objetivos que lhe foram definidos: Salários, Gratificação, Bônus, Prêmios etc.
- Motivação Intrínseca: é aquela que é interna ao individuo. Ocorre quando uma pessoa encontra o seu próprio prazer nas tarefas que realiza O indivíduo não precisa de ação externa para agir porque encontra seu próprio significado, pode ser autônomo e se aprimorar no que faz. Por exemplo, esse poderia ser o caso de uma pessoa apaixonada por tecnologia que é oferecida para participar de um projeto inovador de aplicativo móvel.
Nem sempre podemos oferecer a motivação extrínseca e estudos apontam que esse tipo de motivação estimula a pessoa por um tempo, e depois ela volta a ficar desmotivada, então temos que mergulhar no conhecimento do individuo que é uma tarefa profunda.
Nos tempos atuais, onde muitas pessoas estão trabalhando remotamente e muitas vezes nem se conhecem pessoalmente, criar esse conhecimento é uma arte. Algumas pessoas gostam de ficar no anonimato, se sentem bem em não abrir a câmera, em não expor suas ideias, a estar em duas reuniões ao mesmo tempo... O que podemos fazer?
Na minha opinião há duas coisas:
1) Descobri o porquê que as pessoas estão ali (trabalhando naquele lugar, fazendo aquelas tarefas)
2) Serem ouvidas pelos seus superiores
Na primeira podemos motivar as pessoas conhecendo e entendendo as suas ambições, motivações, momento da vida. Para isso há diversas dinâmicas e técnicas que podem ser feitas, por exemplo: Moving Motivator do Management 3.0, Team Building, Personal Maps, etc, mas não é só fazer a dinâmica que a mágica acontece. É fazer um estudo de cada uma, analisando os pontos em comum e depois conversando com cada uma delas, mas tendo juma escuta ativa e prestando atenção nas suas dores/reclamações, mas principalmente no que as inspira, para isso podemos fazer o uso das perguntas abertas como: “Conte-me sobre o seu dia de trabalho” ou “Como você seria mais feliz aqui?”
A segunda opção, pode ser até um complemento da primeira, porque muitas vezes as pessoas ficam receosas de se abrirem para um superior, principalmente quando não há um contato direto ou quando a empresa trabalha com uma hierarquia bem definida, mas depois de que é se torna uma prática e as pessoas sentem segurança de se expor, há ganhos para os dois lados. Nas primeiras os superiores podem até expor as metas da empresa e informar onde as pessoas vão poder contribuir, depois com o tempo esses encontros ficam menos tensos e as pessoas começam a se expor. Isso não quer dizer que os problemas serão resolvidos, porém a oportunidade de poder falar algo que a incomoda já traz é um senso de pertencimento e isso faz com que as pessoas se sintam ouvidas, promovendo uma melhor comunicação e engajando os profissionais à empresa.
Então, e você como está inspirando e engajando as pessoas no seu trabalho?
Coordenador de Engenharia de Software | Arquiteto de Soluções |MBA | Grupo DPSP
3 aExcelente !!!
Engineering Manager • Tech Manager (System Design • Team Topologies • AWS • Career Mentor)
3 aMuito legal essa reflexão, Juliana!! Um dos grandes desafios é o ponto da abertura que você comentou. Nem todo mundo quer abrir coisas suas para os outros, se expor etc. Mas ainda sim acredito que é possível ajudar coletivamente o time com práticas e técnicas que os ajudam a refletir e entender mais sobre si mesmos, mesmo que isso não seja exposto para outra pessoas. Mais uma vez, parabéns!!
Passionate about driving customer success by aligning with their goals and ensuring they achieve their desired outcomes.
3 aPrincipalmente em tempos COVIDianos e equipes trabalhando remotamente, motivação vira um tema mais complexo por falta de comunicação não-verbal com os interlocutores... O desafio da gestão é manter a equipe unida, motivada e sentindo-se parte de um objetivo maior.
SAP/PSM/MBA/SAFe/PMP - Gerente de Projetos - Deployment Lead IT SAP – Transformação Order to Cash Américas
3 aMuito bom Juliana dos Santos Paiva de Oliveira