Liderança? Presente!
Em tempos difíceis como o que vivemos na atualidade, a capacidade do profissional é testada, e algumas vezes ao extremo. A resiliência tem papel fundamental neste processo de se reinventar e adequar-se aos moldes necessários para enfrentar as mudanças mercadológicas.
E essa crise pode ser definida por algo não esperado, uma mudança brusca, que traz uma grande alteração no desenvolvimento de um evento ou acontecimento. Em meio ao fantasma do desemprego que assola a Federação, a demanda tende a aumentar, a responsabilidade fica robusta e chega a assustar. Neste momento os profissionais são obrigados a se reinventar e desenvolver competências que antes não eram prioridade, tudo isto devido a polivalência que o momento exige, uma vez que quadros são reduzidos, atividades que antes não lhe pertenciam passam a lhe pertencer, tudo ocasionado pela recessão momentânea que não sabemos quanto tempo irá durar.
Neste sentido a liderança das organizações tem que assumir um papel de destaque na condução do processo, buscando manter a equidade do departamento e seus componentes, como a manutenção da qualidade na prestação de serviço, seja na otimização processual tecnológica e na capacitação da equipe por meio de treinamentos, ao passo que é primordial que os líderes não se afastem de suas equipes, a ponto de perde-las de vista.
É indispensável que o líder tenha uma visão macro do seu departamento, tornando-se o efetivo suporte e direcionador da sua equipe, reestruturando, adequando, apoiando, inclusive operacionalizando quando necessário. Afastar-se da equipe pode ser temerário, pois perde-se o feeling que é fundamental em meio a tantas mudanças que vêm ocorrendo minuto a minuto, e que afetam diretamente o mundo corporativo.
Grandes líderes, são resilientes, são organizados, traçam o rumo, mostram os riscos, ditam a velocidade, enxergam os icebergs e acima de tudo são humanizados. Por isso, a proximidade da liderança é pedra angular na condução setorial, para obtenção de resultados positivos, planejamentos eficazes e qualidade na entrega.