Liderança Tóxica - Como identificar

Liderança Tóxica - Como identificar

Certamente você já ouviu a frase “pessoas desistem de pessoas e não de empresas”.

Eu particularmente já li diversas pesquisas, confirmando essa tese... 8 em cada 10 pessoas em transição de carreira pedem demissão por causa do chefe.

Nesse cenário as Soft Skills vem ganhando cada vez mais o protagonismo e sendo as principais competências requeridas para uma posição de liderança.

Colocar na balança competências como empatia, capacidade de atuar de forma colaborativa e inteligência emocional tem sido uma prática cada vez mais recorrente nas organizações na hora de decidir quem vai ser promovido ou contratado para um cargo de liderança. Justamente porque a falta dessas habilidades em um líder pode fazer a empresa perder muitos talentos e consequentemente impactar os resultados da organização.

O que é ruim ainda pode piorar ... Na ausência de Soft Skills o problema pode se agravar ainda mais com uma liderança tóxica.

Podemos definir Liderança Tóxica como sendo toda liderança capaz de gerar dores de qualquer tipo, físicas ou psicológicas. Há líderes que, por diversos motivos (por trauma infantil, sede de poder, baixa autoestima, excesso de autoconfiança, entre outras coisas) nasceram para criar novas dores, para pisar nas pessoas, para interferir nos seus resultados, para gerar conflitos entre entre colaboradores e principalmente para destruir o equilíbrio emocional de seus liderados, criando uma dependência deles.

Se é tóxico, não pode ser líder !

Por mais que muitos não acreditem no perigo de uma liderança tóxica, ou de suas consequências, ele existe e não é ignorando que ele desaparece. Basta um líder tóxico na equipe para que se inicie um processo deterioração na cultura organizacional. Dependendo do nível hierárquico dessa pessoa, o estrago pode ser maior e irreversível se não corrigido a tempo.

Quando a organização tem lideres tóxicos, a saúde emocional da empresa está em risco. O clima no ambiente de trabalho se torna desagradável com a diminuição do respeito e da empatia para com as pessoas. Tal fator pode afetar diretamente a produtividade e consequentemente refletir em indicadores financeiros.

Além disso, o número de reclamações e conflitos aumentam, podendo chegar à violência (novamente, seja esta qual for), processos judiciais, entre muitas outras.

Lembre-se também que há o perigo de “contaminação”. Sim, um líder tóxico pode minar toda a confiança e engajamento da própria equipe e pares de outros departamentos. É como uma sequência de dominós em pé, basta uma cair para levar todo o resto consigo. Por isso, é de suma importância detectar o problema e resolver o quanto antes, assim como aprender a identifica-lo.

Identifique os comportamentos problemáticos

Como a liderança age diante de um problema? É buscado o culpado pelo problema ou o foco está nas possíveis soluções? Se normalmente o líder fica ávido para responsabilizar algo, saiba que ele está colaborando para a construção de um ambiente tóxico.

Ambientes de trabalho positivos não se preocupam em individualizar a culpa, até porque os colaboradores têm a consciência de que são responsáveis por suas ações. O foco esta sempre na solução

Se você não é parte da solução, você é parte do problema !

Observe o comportamento dos colaboradores e as relações com seus líderes

Fique de olho no relacionamento entre líderes e liderados, observando se existe uma relação de respeito e de clareza sobre as atividades e desafios do departamento.

Os liderados precisam ter a confiança na liderança, assim como possuir a clareza sobre as expectativas tanto na execução quanto nos resultados.

A comunicação passa a ser a principal ferramenta de trabalho do líder, dialogando adequadamente com a equipe, de forma eficaz, a fim de conquistar o respeito e a confiança dos liderados e inspirando nas pessoas o comprometimento desejado para alcançar um resultado superior.

Para identificar um líder tóxico é necessário ficar atento aos mais diversos sinais. No começo, eles podem ser mais sutis. Porém, com o passar do tempo (e o ganho de espaço que o líder tem), eles podem ser mais intensos e “pesados”.

São diversos os sinais que podem nos ajudar a identificar um líder tóxico. Veja alguns deles:

  • Não aceita “não” como resposta

O seu chefe é daquele tipo que nunca aceita ouvir um “não”? Pois é! Esse é um dos sinais para identificar um líder tóxico. Afinal, ele pensa que você, e seus colegas de trabalho, são propriedades da empresa e devem, a todo custo, aceitar tudo o que é solicitado. Mas não é bem assim que funciona.

  • É autoritário

Ele jamais aceita uma opinião contrária a dele. Está sempre impondo o próprio ponto de vista e nunca implementa melhorias que não sejam solicitadas por ele mesmo. Esse autoritarismo é mais um sinal que ajuda a identificar um líder tóxico.

  • Parece sempre de mau humor

O humor do chefe tóxico é sempre negativo. Aponta apenas as coisas ruins do trabalho e está constantemente irritado. Causa, assim, um mal-estar geral em todas as pessoas em sua volta.

  • Faz críticas destrutivas

Você nunca ouve uma crítica construtiva? Ou um feedback positivo? Pois fique atento! Se o seu líder está a todo momento fazendo críticas destrutivas, pode ser que ele seja sim uma pessoa muito tóxica.

  • Ofende os colaboradores

Esse é um dos principais sinais para identificar um líder tóxico. Uma pessoa tóxica costuma ofender as outras, apenas com o intuito de diminui-las o máximo que conseguir.

  • Corrige em público

Todo mundo sabe que devemos partir daquela premissa de corrigir no privado e elogiar em público, correto? Porém, um líder tóxico pode ter o péssimo hábito de ficar corrigindo um colaborador na frente dos outros. E isso apenas destrói a autoestima da pessoa e eleva o ego do chefe ruim.

  • Não reconhece os esforços do time

Este é outro erro muito recorrente no dia a dia de uma corporação com um líder tóxico: ele nunca reconhece a equipe. E além de não reconhecer, sempre absorve o crédito por todos os resultados positivos que todo o time obteve.

Há ainda situações em que embora ele nunca reconheça um resultado positivo, está sempre enaltecendo os negativos como forma de humilhar as pessoas.

  • Comunicação ineficiente com os subordinados

Se você precisa ficar tentando adivinhar o que o seu chefe está querendo dizer sobre a execução das atividades ou sobre os resultados alcançados, provavelmente, você tem um líder tóxico dentro do seu ambiente de trabalho. A deficiência na comunicação é uma das principais características desse tipo de pessoa.

Atente-se a todos esse sinais e caso você consiga identificar um líder tóxico dentro de sua organização, busque ajuda do RH ou alguma canal de ouvidoria de sua empresa.

Lembre-se: o principal papel de uma liderança é transformar as pessoas, ou seja, contribuir para que os membros da sua equipe de trabalho evoluam e se tornem excelentes profissionais.

Liderar não é impor, mas despertar nos outros a vontade de fazer !

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Douglas Moreira

  • Liderança 4.0 - Gestão Humanizada

    Liderança 4.0 - Gestão Humanizada

    A tecnologia se consolidou como o principal pilar de sustentação desse novo mundo. Em consequência disso, tudo se…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos