Liderança x Gestão
Em programas de treinamento e sessões de coaching realizados com líderes de empresas, tenho escutado com certa frequência, relatos desses profissionais sobre uma situação que os confunde... quando ser um gestor e quando ser líder? Qual a diferença que separa esses dois modelos de atuação? Frequentemente encontramos figuras nas redes sociais mostrando a diferença entre chefe e líder, uma bem comum é a do chefe em cima de um bloco e sua equipe puxando o bloco, e em contrapartida, a do líder, a figura do “comandante” está a frente da equipe puxando junto o bloco pesado. Faz muito sentido para mim essa imagem, mesmo não se tratando de gestão e liderança e sim de “chefia”.
Gosto muito de um conceito sobre gestão e liderança que apresenta a gestão como lidar com a complexidade e liderança como lidar com a mudança. Traduzindo, você no papel de gestor se preocupa em como executar uma tarefa da melhor forma possível, otimizando processos e acompanhando resultados. O gestor vai angariar todos os recursos necessários para o cumprimento de uma determinada tarefa e garantir que seja executada. O líder por sua vez, olha para o futuro, para a direção que o negócio deve ser levado. Ele engaja as pessoas para que executem da melhor forma possível o projeto, ou o desafio proposto. Ele mobiliza indivíduos a lutar para realização de aspirações comuns.
Precisamos de sensibilidade para reconhecer o momento exato de liderar e de gerenciar, de utilizar o coaching como metodologia de desenvolvimento e alcance de resultados extraordinários, mas saber também, quando devemos trocar uma peça do tabuleiro. Mantenha seu foco na meta, no seu objetivo, no objetivo da empresa, faça da melhor forma possível utilizando de toda sua bagagem técnica profissional, isso fará de você um gestor eficiente, eficaz e efetivo.
E quando for compartilhar com seu time esses objetivos, seja claro, mantenha uma postura positiva, motive sua equipe, visualize essas metas alcançadas. Delegue para desenvolver e não para se desfazer de tarefas, escute sua equipe, vibre junto, e você estará cumprindo com seu papel de líder, inspirando e motivando, e de gestor, garantindo resultados consistentes no curto, médio e longo prazo.
Deixe seu comentário!