Planejamento Curto, Médio e Longo Prazo
Em um dos programas que ministro, FOCO e Produtividade, venho descobrindo algumas questões muito interessantes sobre planejamento pessoal. Dentro do período que dura o processo, me deparei com alguns casos curiosos de elaboração de metas pessoais e profissionais. Claro, não estou lá para julgar e muito menos aqui, mas quando começamos a esclarecer as ações, aparecem várias oportunidades de realizações e conquistas na vida desses clientes.
Começamos o programa fazendo uma lista de desejos, básica, e a partir daí começamos a construir os objetivos de curto, médio e longo prazo. Nesse primeiro momento falamos de sonhos, de desejos antigos que sempre estiveram engavetados e agora haverá a oportunidade de concretiza-los. Não é coaching! É um programa de treinamento em FOCO, abordando disciplina, organização e obviamente planejamento. Percebo que muitas pessoas ainda tem dificuldade de transformar desejos em objetivos, utilizando simplesmente uma ferramenta SMART por exemplo. E a maior dificuldade que encontro entre meus clientes se refere a ser específico, ou seja, na primeira parte da ferramenta (SPECIFIC) é onde começam os desafios.
Depois de algumas sessões (10 no total), fica claro que além de terem dificuldades em saber com precisão o que querem para o futuro, mesmo depois de acharem que sabem, ainda surgem dúvidas no caminho e até mesmo troca de objetivos. Em muitos casos isso é positivo, afinal, talvez seja o primeiro momento em suas vidas que eles entram em contato com essa visão. Tive um cliente que em sua 8º precisou rever todo o seu plano, de 5 objetivos, porque identificou que a maioria deles não eram assim tão importantes. Enquanto desejos, era o máximo, mas depois que começou a pesquisar sobre, e começou a executar, descobriu que perderia mais do que ganharia fazendo tal mudança. E que na verdade era mais uma fuga do que um objetivo de vida.
Gosto de me certificar sempre se essa mudança é uma desistência pela dificuldade ou se realmente o objetivo não faz mais sentido. A clareza nessa diferença é fundamental para que você desenvolva sua resiliência, se mantenha focado no seu objetivo e não desvio com a desculpa de estar mudando de meta. Se você identificou que seus objetivos são verdadeiros e fazem sentido na sua vida, planeje, se organize, e não permita que nada tire seu foco. Identifique os pontos de distração, mantenha seus medos sob controle, e siga em frente, porque a vida é muito curta para você deixar passar em branco.
José Augusto de Oliveira Jr
Coach Executivo e de Líderes
Presidente e fundado da Associação Sul Brasileira de Coaching e Treinamentos - ASBCoaching
48 98444-5624