Liderar com a Razão e a Emoção é a fórmula do Sucesso
Não é novidade para ninguém o quanto as emoções e os sentimentos naturais do ser humano interferem em todos os momentos de nossas vidas, inclusive em nossas carreiras.
Eles são demonstrados enquanto estamos convivendo em sociedade, com a família, colegas de trabalho, momentos de descontração e até mesmo quando estamos sozinhos ou interagindo com algum desconhecido.
Controlar as emoções e saber lidar com elas é o principio básico para qualquer líder, entretanto, não é assim que ocorre dentro do universo corporativo. Embora o Quociente da Inteligência (QI) já é algo que se avalia há muito tempo, o líder que sabe desenvolver seu Quociente Emocional (QE) de maneira assertiva é o mais disputado.
Inclusive, se você é um líder que deseja evoluir e crescer continuamente em sua organização, saiba que trabalhar o seu Quociente Emocional (QE) é o que fará sua carreira dar a maior guinada. Acompanhe...
Você sabia que durante o nosso dia, recebemos cerca de 400 estímulos/impactos negativos? Pois é!
A chegada de uma má notícia, a chuva que caí de repente quando você está sem guarda-chuva, por exemplo, as fofocas a teu respeito que você fica sabendo, um desconto a mais em seu extrato de um valor que você não estava contando, um prazo curto estipulado em cima da hora para entregar algo, entre outros impactos que nos leva a agir de maneira emocional, ao invés de racional.
O que muita gente ignora, é que quando somos acometidos por tais 400 estímulos/impactos, a nossa amígdala central, uma pequena área de nosso cérebro, responde sem pensar ou melhor instintivamente, e somos impulsionados ao primeiro sinal que é o emocional.
Se porventura, nestes momentos de conflitos na liderança ou em outras ocasiões, conseguíssemos nos manter calmos diante dos primeiros impactos seríamos capazes de agir racionalmente. Ou seja, não reagir ao estímulo negativo, mantendo o equilíbrio, faz com que sejamos guiados à segunda reação, a racional.
Para ser um Líder de A a Z é imprescindível desenvolver o QI e QE simultaneamente, o que podemos denominar como Inteligência Múltipla.
O grande diretor e professor da ESAD, Universidade de negócios na Espanha, Javier Casa Demunt disse: Quando mencionamos liderança dentro da corporação, precisamos antes de tudo, identificar se temos ou não este perfil. Muitos são os líderes que ocupam cargos devido aos seus QI, mas não sabem ser exemplos de liderança no QE.
E quais são os seus exemplos de liderança?
Muitos profissionais são colocados como “líderes” porque apresentaram currículos extraordinários e uma inteligência invejável, mas não por serem ícones que a equipe seguiria por livre e espontânea vontade, por enxergarem nele um exemplo de equilíbrio emocional, constância mesmo diante dos conflitos, e atitudes sensatas em momentos de tomadas de decisões, agindo de forma racional ao invés de emocional.
Lembro-me certa ocasião, de estar palestrando em uma grande empresa de Call Center. Na hora do intervalo, de longe notei o desequilíbrio de um suposto supervisor diante de uma questão com um atendente. Ele praticamente surtou, gritou, gesticulou, ficou corado, suou, e quase atacou o atendente. Parecia insanidade, mas acredite, foi real!
Agora me responda, este é o tipo de “líder” que a equipe respeita, se espelha e segue? Claro que não!
Esse é um tipo de “líder” que ocupa um cargo por qualquer outro motivo, menos por ter um Quociente Emocional forte.
Nos textos anteriores, mencionei o exemplo de maestria que o maior líder que já existiu aplicou ao liderar: Jesus. Como disse antes e torno a repetir: independentemente de religião, Jesus sabia mesmo utilizar a inteligência múltipla.
Mesmo em meio às maiores dificuldades registradas em sua história de vida, como sair para sua missão sem ter muitos recursos financeiros, carregando consigo apenas o necessário para o dia, mesmo diante de ataques verbais e pressões psicológicas, mesmo quando ele não tinha onde dormir depois de longas viagens, ele continuava no controle de suas emoções.
Mesmo quando todos ao seu redor estavam desesperados, histéricos, desacreditados, murmurando, Jesus continuava com o mesmo humor, confiança, otimismo e tranquilidade. Ele era um verdadeiro líder!
O Líder de A a Z, que desenvolve o quociente da inteligência (QI) e o quociente emocional (QE) se mantém tranquilo mesmo diante de tempestades em alto mar, como aconteceu com Jesus. Ele se mantém equilibrado sabendo que outras pessoas (sua equipe) precisam dele. Uma equipe que confia que o líder saberá qual será a melhor saída. Esse líder conquista a confiança de sua equipe.
Por isso, pensadores como Mario Sérgio Cortella afirmam: A um chefe você obedece porque te é imposto tal autoridade, um líder você segue, procura, respeita e admira por livre vontade.
Estamos chegando ao final deste conteúdo. Se você é um líder que deseja crescer em sua carreira, vida pessoal e profissional busque trabalhar a Inteligência Múltipla. Afinal, saber lidar com as emoções para guiar sua equipe demanda habilidades e competências de Q.I e Q.E. Pense nisso e até a próxima!
Abraços.
Marcelo Simonato:
Palestrante, Escritor e Executivo
Especialista em Liderança e Gestão de Pessoas
Meu lema: “Liderando Pessoas, Humanizando Empresas.
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS OU ENTRE EM CONTATO
Facebook / Instagram: @MarceloSimonatoOficial
Linkedin: linkedin.com/marcelo-simonato
Youtube: www.youtube.com/marcelo-simonato
TREINAMENTOS E PALESTRAS
Site: www.marcelosimonato.com
E-mail: contato@marcelosimonato.com
# HASHTAGS
#marcelosimonatooficial
#dicadosimonato
#oliderdeAaZ
#universidadedolider
#liderancacomproposito
#lideranca
#gestaodepessoas
#liderandopessoashumanizandoempresas
#pilaresdosucessoprofissional
Coordenadora Jurídica | Advogada Sênior | Gestora Jurídica |
4 a👏🏻👏🏻👏🏻
Ensino Executivos a aumentarem o ROI (retorno sobre investimento) das suas áreas através de um programa de 21 dias.
4 aEu trocaria a soma pela multiplicação, porque se um dos 2 fatores zerar, o resultado é zero. rs Parabéns Marcelo! Abraços
Profissional independente de Gestão educacional
4 aExcelente, Prof. Marcelo Simonato, Se retroagirmos desde o nosso nascimento, acreditamos que os primeiros sinais de - Negociação - para uma Excelente Liderança começam quando a mãe se comunica com o bebé, através de uma troca de sorrisos e sucessivamente nas fases de Engraçadinho, Inteligente, abrindo-se um sentido de caminho de "Resultados associados ao Propósito ou Causa".
Estudante de Gestão Ambiental
4 aExcelente texto assim como os demais Marcelo. É impressionante como você capta todas as falhas das pessoas as quais se dizem líderes mais que na verdade não são. Parabéns 👏👏 Gostaria de saber seria possível enviar esses artigos para meu email?