Liderar, inspirar
Liderar, inspirar

Liderar, inspirar

LIDERAR, INSPIRAR

Recentemente fiz um post sobre as 15 habilidades que estarão em alta no mercado de trabalho até 2025 segundo o Fórum Econômico Mundial. Destaco a LIDERANÇA, um dos itens da lista, pela capacidade de alcance e interferência dessa habilidade na instituição.

A partir do mindset de crescimento, posso desenvolver a habilidade de liderar, entretanto, para isso, preciso conhecer a fundo o papel do líder, ter clareza da motivação própria e dos liderados, reconhecer o desafio das capacidades, entre outros assuntos que permeiam o papel de liderar.

Apresento alguns pontos:

  • É possível me desenvolver como líder?
  • Existe um modelo ideal de líder?
  • Qual o impacto de um líder no time em que atua?

No livro Exercendo liderança (2022), Pedro Mandelli e Antonio Loriggio, os autores apontam que a maioria dos líderes possuem um entendimento raso do seu papel como líder. “Parte do papel do líder é entender como vai contribuir efetivamente para fazer com que a empresa em seu maior nível atinja os objetivos.” (2022 p. 40).

Para atingir os objetivos propostos pela instituição, espera-se que o líder tenha clareza do seu papel, da responsabilidade pela otimização dos processos, otimização dos custos, evolução, inovação e gestão de pessoas. Considero o último item como mais desafiador às atribuições do líder. Para isso, é imprescindível, primeiramente, alinhar o mindset.  Pedro Mandelli e Antonio Loriggio destacam que a liderança precisa garantir que o time esteja com o modelo mental (mindset) em consonância com a proposta do projeto da instituição. Todos precisam “comprar” a ideia. 

Outro aspecto fundamental é que o time esteja disposto a utilizar as habilidades e competências. Conhecer a sua competência e a competência  do outro contribui para a gestão do projeto. A BNCC (2017) define competência como a mobilização de conhecimentos ( conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver as demandas complexas da vida cotidiana.  

Portanto, o líder que faz a gestão de pessoas, precisa conhecer seu time e saber articular, mobilizar as experiências, habilidades e competências que cada um traz. Conhecer  bem sua equipe faz parte de um bom líder. 

Sintetizo o papel do líder inspirador quando ele consegue mobilizar no time os conhecimentos, as habilidades, as atitudes e a motivação. O enfoque é na capacidade da  pessoa em agregar valor para a organização e não apenas a entrega das demandas de forma automática. 

Para esse papel de líder é necessário exercitar constantemente a avaliação da gestão. Francisca Paris e Claudio Paris afirmam que “conhecer-se e saber como aprender é um dos passos mais importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional. O autoconhecimento é imprescindível para que o gestor reflita sobre seu próprio comportamento e trabalho, mostrando [...] que todos podem aprender e melhorar com processos autoavaliativos”.

Líder, conheça bem o potencial de sua equipe, faça frequentemente autoavaliação do seu trabalho, dê feedback para seu time. Seja um líder que

I N S P I R A.


REFERÊNCIAS  

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 01/12/2022. 

LORIGGIO, Antônio; MANDELLI, Pedro. Exercendo a liderança: o papel central do líder, sua motivação, proatividade e equilíbrio emocional.  Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.Paris

PARIS, Claudio; PARIS, Francisca. Gestão escolar de bolso: a arte de falar, fazer e acontecer. São Paulo: Editora do Brasil, 2019.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos