Lifelong Learning
Você já ouviu falar de Lifelong Learning? Em português, Aprendizado Contínuo ou Educação Continuada. O termo se refere a uma prática que vem sendo disseminada em vários países sobre aprender continuamente.
O mundo tem passado por mudanças cada vez mais bruscas e transformações exponenciais. Novas tecnologias surgem e a frequência tanto da extinção, como do surgimento de postos de trabalho é cada vez mais alta.
Normalmente, entende-se que a educação básica e profissional passa por aquele ciclo da escola, faculdade e depois uma pós graduação. Mas esse método tradicional já não tem suprido de forma plena as necessidades do mercado de trabalho, tendo em vista as inovações e mudanças que vêm surgindo.
No Lifelong Learning, por exemplo, um Administrador que participa de muitas reuniões pode buscar aprender mais sobre oratória (como falar em público), ou se aprofundar mais em um software que usa. Alguém que faça doces pode aprender sobre decoração de festas e assim ampliar seu negócio.
Seja em um emprego ou em um negócio próprio, as habilidades aprendidas serão potenciais para ampliar seus horizontes e abrir portas.
O Lifelong Learning traz a ideia do aprendizado contínuo e não apenas para o âmbito profissional, mas também no pessoal, relacionamentos e até espiritual. A prática trata-se de sempre buscar aprender e desenvolver uma habilidade nova. São pequenas doses de conhecimentos que ao longo do tempo agregam muito valor.
Inteligência emocional, liderança, educação financeira, aprender a tocar um instrumento, gastronomia, aprender a fabricar cerveja, fotografia, um novo idioma, marketing digital, inúmeras são as possibilidades para o aprendizado.
E como isso pode ser feito? Há diversas maneiras para colocar a Educação Continuada em prática, através de métodos já conhecidos como a leitura de livros, participação de eventos, palestras, cursos, mas também através da grande oferta que se tem hoje de recursos onlines como podcasts, cursos online em plataformas como Udemy, Hotmart, vídeos em canais específicos no Youtube etc.
No Lifelong Learning você assume as rédeas do seu conhecimento. Ele não se limita mais a uma sala de aula ou a apenas uma fase de ensino médio ou faculdade. Você cria o hábito de aprender a qualquer momento, independente de idade, profissão, grau de escolaridade e até condição financeira, uma vez que hoje há tantas opções de conteúdos gratuitos ou de baixo custo.
Desafios para colocar em prática
A falta de tempo é um dos principais empecilhos que vêm à mente quando pensamos em colocar em prática a Educação Continuada. Mas é aí que se tem uma ótima oportunidade, pois não estamos falando de um método tradicional de aula no qual você tem que cumprir horários rígidos. Você mesmo pode aproveitar minutos diários e encaixar a melhor opção para aprender algo novo. Por exemplo, ouvir um podcast enquanto treina na academia ou prepara o jantar. Não importa se são apenas quinze minutos diários, o que importa é a continuidade em manter o hábito de estar aprendendo.
Temos a tendência de ficar no “piloto automático” no dia a dia. Organizar a rotina e estimular o interesse de estar aprendendo determinando metas viáveis e claras podem ajudar nesse sentido.
Dicas para colocar em prática
1. Identifique algo que você queira aprender: não coloque como meta aprender várias coisas de uma vez só, suas metas devem ser factíveis;
2. Comece aos poucos: determine um tempo a ser cumprido (15 minutos diários, 2 horas por fim de semana etc.);
3. Determine um método: leitura de um livro, assistir vídeos, fazer um curso rápido etc.;
4. Seja constante: tente não falhar naquilo que colocou como meta. Ser constante é um dos principais pontos de sucesso do Lifelong Learning;
5. Mente aberta: esteja sempre disposto a aprender, desaprender e reaprender;
6. Compartilhe: uma das principais maneiras de se manter motivado é compartilhar o que está aprendendo com outras pessoas.
E aí? Já tem uma ideia do que vai começar a aprender? Fique ligado na página da Pierre Plan (LinkedIn e Instagram) para dicas de cursos rápidos, conteúdos e artigos para te ajudar no Lifelong Learning.