Limites na banda larga, sem limites no lobby
Não é necessário ser muito inteligente pra ver isso, mas vou explicar mesmo assim. Limitar a internet vai complicar a vida de:
- Quem usa EAD pra estudar. Mas isso é bom, mantém o povo burro
- Quem trabalha com tecnologia. Mas isso é bom, aumenta o desemprego e coloca mais gente dependendo de bolsa pra viver, votos fáceis
- Quem produz conteúdo para a internet. Mas isso é bom, diminui a disseminação de informação e favorece o desemprego, mais gente no Bolsa Família
- Quem se comunica usando Skype, WhatsApp e similares. Mas isso é bom, vamos voltar a fazer ligações pagando caro e tendo o bizarro roaming por estar a 150km de casa, garantindo a "qualidade" do serviço
Em muitos lugares, inclusive nos EUA na crise de 2008, se investe na AMPLIAÇÃO do acesso à internet. Isso favorece a educação e o empreendedorismo, diminuindo o desemprego e aumentando inclusive a arrecadação do governo.
Mas acho que é difícil enxergar isso de trás da pilha de dinheiro que a ANATEL deve receber de lobby das grandes, que querem colocar um limite ridículo e aumentar a arrecadação sem melhorar em nada o serviço prestado.
Quer limitar? Coloquem planos MAIS BARATOS para quem usa menos, não mais caros pra quem usa mais! Coloquem limites compatíveis, como na América do Norte onde mesmo os planos limitados começam em algo em torno de 200Gb, não os toscos 40~80 que estão querendo impor aqui.
É a lógica do restaurante: tenho 40 lugares, faço promoção pra vir mais gente e depois que tenho 80 pessoas lá dentro coloco a culpa nas pessoas que estão com fome! Aumentar o número de usuários tem que ser compatível com a expansão da capacidade, mas aqui as operadoras investem só no marketing, deixando a infra precária, com serviços caros e ruins, e ainda querem piorar.
A ANATEL deveria estar do lado dos consumidores, não das empresas. Mas é difícil enxergar isso quando só se olha para o próprio bolso.