LINKEDIN PODERIA SER MELHOR?
Algumas reflexões sobre esses momentos críticos que muitos de nós estamos passando e como usamos nossa rede ao longo do tempo.
Muitas vezes nos perguntamos: Por que minha rede não funciona? Estou desempregado e ninguém da minha rede me ajuda na recolocação? Apesar de estarmos vivendo um momento de crise econômica, politica e moral sem precedentes, talvez tenhamos que avaliar nossa linha do tempo quanto ao uso da rede.
Algumas perguntas que podem ajudar na análise.
- Todas as suas conexões são de pessoas com quem você conviveu ou convive? Você trabalhou ou estudou com elas?
- Quando você estava trabalhando, lembrou-se de atualizar os seus dados na rede?
- É claro que você evoluiu profissionalmente. Fez cursos, leu artigos, se atualizou. Você compartilhou com a sua rede essa evolução?
- Sua rede conhece a sua opinião? Pode até ser que compartilhar artigos renda alguns “likes”, mas saber a sua opinião sobre o artigo que esta compartilhando terá um peso maior.
- Quantas vezes você opinou sobre um artigo de um colega? Lembre-se a rede precisa ser uma via de mão dupla.
- Quantas dicas foram apresentadas por você? Você, profissional experiente, com certeza pode dar dicas valiosas.
- Acho muito bacana dar referências, mas o tempo passa, as pessoas mudam. Legal mesmo é elogiar artigos, realizações e opiniões. Compartilhar um artigo também se torna um ato fundamental, mas é como já foi dito, emitindo sua opinião sobre o texto.
Acredito que todos nós deveríamos tratar nossas carreiras como alguns artistas o fazem. Quando você está em alta, todos interagem, porém é só desaparecer da mídia para ser esquecido. Nesse caso, desparecer da mídia é deixar de mostrar suas idéias e opiniões.
Afinal o linkedin poderia ser melhor? Como ferramenta de integração, friamente falando, acho que sim. Faltam recursos de interatividade. Criarmos comunidades do conhecimento, permitir a troca de experiências em um espaço reservado poderia agregar valor. Talvez aprimorar tecnicamente o uso de fóruns algo como Slack, Guru etc. Divulgar artigos é simplesmente uma ação de disseminação de conteúdo (assíncrono por sinal), não compartilhamento de conhecimento. Para compartilhar conhecimento é necessária a via de mão dupla.
Finalizando minhas reflexões. O linkedin pode ser melhor, basta nos tornarmos melhores. Tratarmos nossa rede com carinho e respeito. Aproveito agora para saudar alguns bravos e excelentes exemplos. Meus parabéns àqueles que se solidarizam com seus colegas compartilhando seus perfis e mais do que isso, pedindo apoio para o colega, aos que usam o seu próprio perfil para divulgar oportunidades da sua empresa, aos que compartilham as oportunidades, aos que divulgam cursos gratuitos, aos que divulgam recursos gratuitos como locais (parques, livrarias, cafés etc que possuem wifi gratuita). Recordo-me agora de uma iniciativa que merece louvor, mas que não sei se ainda existe. Existiu um grupo no linkedin chamado PHD (Por Hora Desempregado) que reunia pessoas em lugares públicos para troca de experiências e indicações.