Live Marketing cada vez mais relevante
FLIP Digital ?
Calma , não se trata de mais um lançamento da aréa de IT...Eu gostaria de fazer uma análise da relevância dos eventos ao vivo tendo como pano de fundo a minha ida a FLIP Festa Literáriia de Paraty neste último final de semana. Muito se falou nas ultimas semanas sobre a relevância de participação de eventos, em especial após as críticas feitas pelos grupos Publicis e WPP em relação ao renomado festival publicitário de Cannes (ou deveria dizer Festival sobre criatividade que acontece em Cannes ? ). Na realidade os números mostram que os eventos em geral em especial os com foco Business to Business estão ocupando um espaço ainda maior nos budgets das grandes marcas e não contrário como afirmam os críticos de Cannes
O que vem acontecendo na área de eventos com foco B2B é sim um aumento exponencial de eventos buscando oferecer valor a um número cada vez maior de comunidades. Vou explicar!
A grande tendência nos últimos anos foi a perda de relevância das mídias tradicionais em relação aos investimentos digitais ou online. E as mídias online por outro lado oferecem uma segmentação e uma possibilidade de ROI como nunca antes as mídias tradicionais o fizeram.
As empresas de eventos , em especial as com foco B2B , estão “ surfando” nesta mesma onda. Com cada vez mais segmentação e mais eventos para atingir estas novas comunidades. Relevância é o nome do jogo. Fato recente que comprova esta minha informação:
A Clarion events uma organizadora de eventos B2B Britânica ( presente em 50 países com um portfólio de mais de 180 eventos ) foi recentemente vendida para o fundo de investimentos Blackstone por 600 milhões Libras e no paper de aquisição foi mencionado que a taxa de crescimento dos eventos B2B ( 4% anos 2015 vs 2016 ) foi acima da taxa de crescimento de ações em propaganda tradicional ( 3,5% no mesmo período ) e que esta tendência continua nesta proporção pelo menos até 2020. Ou seja uma aposta “segura” para Blackstone!
A mudança de status do total investido pelas grandes marcas em eventos nos budgets me parece estar obedecendo a mesma lógica dos investimentos em ações online. Quanto mais relevante e mais fácil de calcular o ROI mais será investido. É uma lei moore para eventos!
A Ascential ( outra empresa Britânica de eventos ) já implementou as ações necessárias para corrigir o rumo do festival de Cannes ( envolvendo os anunciantes em um advisory board do evento, yes ! ), mas e a FLIP o que tem a ver com isso tudo ?
Como não tinha conseguido comprar ingressos para a sala de debates principal ( neste ano dentro de uma Igreja! ) decidi assistir a algumas das palestras na tenda na praça principal com transmissão ao vivo . Ao assistir me questionei, - Mas o que eu estou fazendo aqui sentado olhando para um telão? Eles deveriam ter disponibilizado este sinal para alguém e eu estaria em casa no meu sofá assistindo exatamente a mesma coisa .... Pausa! Silencio mental por alguns instantes – Mas perá ai ! Eu fui até Paraty só por causa disso?? (amo Paraty! ). Visitei a casa da Folha de São Paulo, comprei dois livros (físicos) na tenda ao lado da Igreja ,na casa do SESC assisti a um debate sobre Livros digitais muito bom. Fiz um check in no Facebook ! Postei uma foto no instagran e criei uma história em vídeo. Encontrei alguns amigos que não via a algum tempo, Depois fui a um restaurante Thailandes e comi um ótimo Phad Thai de Filé e tomei uma cerveja gelada em companhia da minha esposa. Ah e comprei um imâ de geladeira para minha coleção! Ou seja... o evento ao vivo, ou melhor experiência literária me envolveu muito mais do que uma simples transmissão ao vivo por um telão. Envolvi vários sentidos e criei várias lembranças. Valeu cada segundo e ano que vem estou de volta com certeza. Evento ao vivo? Acho melhor chamar de “imersão em experiências multi sensoriais”. Chic nè?
CEO, Board advisor, Mentor
7 aÉ isso. Muito bom.
Produção e Operações de Eventos
7 aIsso ai. De acordo!
Diretor comercial no Teatro B32
7 aótimo !
CEO | Managing Director | Startup Investor ACE Brazil | M&A | Turn Around | Digital | Multicultural Leadership
7 aParabéns Paulo Octavio Pereira de Almeida e seu olhar sempre preciso sobre a transformação da indústria de eventos ;)