Livros, os bons companheiros

Livros, os bons companheiros

Coluna para a rede Professores transformadores

Realizando uma pesquisa sobre livros didáticos e paradidáticos, estou impressionada com o potencial que essas obras podem realizar na vida não só do aluno, como também do professor. Naturalmente, nem tudo funciona a contento com os programas do governo federal que fazem chegar às escolas públicas esses materiais: os livros didáticos, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e os recursos paralelos, normalmente obras literárias, via Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). Ainda assim, mesmo quando não se pode valer dos livros gratuitos do governo, há muitas opções não só para o aperfeiçoamento profissional do professor como também para desenvolvimento do aluno.

 

O professor que anda desmotivado com a rotina escolar e precisa incrementar sua prática pedagógica pode lançar mão de variadas obras infanto-juvenis para em suas aulas. Há diversas pesquisas de docentes, disponíveis na rede, relatando suas experiências com textos literários e elas não se resumem aos romances: há trabalhos com contos, crônicas, poesias, obras clássicas e populares. Se a biblioteca da sua escola está desfalcada, não desanime: há obras digitalizadas pelo Ministério da Educação  ou documentários comentando grandes nomes da literatura brasileira, na TV Escola.

Se os livros estão em dia, mas falta inspiração para um projeto bacana, recorra ao Portal do Professor há um banco de aulas detalhadamente explicadas, com sugestões de atividades para os diferentes segmentos de ensino. Os trabalhos interdisciplinares também envolvem os alunos e renovam o ânimo tanto do professor quanto das turmas. Aproxime-se de um colega e pensem juntos como usar um livro literário para tratar de Matemática, Geográfica ou Ciências. Da mesma forma é possível realizar um projeto, baseado em um texto literário, que motive a discussão de temas transversais como Ética ou Pluralidade cultural: o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos com essas aulas pode ser surpreendente!

 Também não deixe de acompanhar as novidades que as grandes editoras publicam em suas redes sociais. Elas divulgam os lançamentos de obras, datas comemorativas que podem ser debatidas em sala de aula, sugerem atividades pedagógicas e trazem os autores dos livros didáticos apresentando abordagens diferenciadas dos conteúdos.   

 Por fim, se nada disso lhe parecer interessante, vá você mesmo atrás de um bom livro, já que a virtude do exemplo é a melhor estratégia para fazer dos seus alunos leitores, e a literatura é a companheira mais fiel, de acordo com o escritor português, Valter Hugo Mãe: “com o tempo, as pessoas que mais nos acompanham na vida talvez sejam livros. No meu caso, as pessoas que mais demoram na minha vida são mesmo feitas de papel”.

 * Fernanda Castro é mãe, mulher e menina. Pequenina e gigante. Mezzo educadora, mezzo comunicadora. Mestre em Educação, graduada em Jornalismo, pesquisa EaD, Comunicação, Tecnologias e Redes Sociais

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernanda Castro

  • Professor-autor

    Professor-autor

    Coluna originalmente publicada para a rede Professores transformadores Entre os maiores contentamentos por fazer parte…

  • Pagando o pato

    Pagando o pato

    Coluna originalmente escrita para a rede Professores transformadores “Falta traquejo para aquele professor”, “Ele sabe,…

  • O mestre entre o mar e o rochedo

    O mestre entre o mar e o rochedo

    Coluna originalmente publicada na rede Professores transformadores Em muitos casos tem-se a impressão de que alunos e…

  • Com o pé na porta

    Com o pé na porta

    Coluna originalmente escrita para a rede Professores transformadores Como professora transformadora, assim como muitos…

  • O professor Domingos

    O professor Domingos

    Coluna originalmente escrita para a rede Professores transformadores A morte do ator Domingos Montagner, afogado no Rio…

  • Bater asas e voar

    Bater asas e voar

    Coluna originalmente escrita para Professores transformadores “Agir sem proteção ou auxílio de alguém, tornar-se…

  • A primeira impressão não é a que fica

    A primeira impressão não é a que fica

    Coluna escrita para originalmente para a rede Professores transformadores Minha experiência em sala de aula não é…

  • Os dez mandamentos

    Os dez mandamentos

    Coluna escrita para a rede Professores Transformadores Há algum tempo, guardei na minha pasta de favoritos um texto do…

  • Navegantes analógicos em águas digitais

    Navegantes analógicos em águas digitais

    Coluna escrita originalmente para a rede Professores transformadores Imagine chegar a um lugar do qual você não conhece…

  • Os bons fluidos da Professora Indelicada

    Os bons fluidos da Professora Indelicada

    Texto originalmente escrito para a rede Professores transformadores Ao contrário da imagem angelical, da “tia”…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos