LIXÃO - SOLUÇÃO PARA PREFEITURAS!
LIXÃO – SOLUÇÃO PARA PREFEITURAS EM O BRASIL
Antonio Noca Freire – Presidente do IAMA
Lixão é solução de energia renovável?
Simplesmente não temos escolha. Temos 7 bilhões de habitantes no planeta. A industrialização, o consumo, o lixo urbano, a extração de recursos naturais, tudo isto proporciona pressão insuportável ao meio-ambiente, sem precedentes em nossa história.
Estão inseridos em um cenário de crescente preocupação da sociedade com questões ambientais quanto as possibilidades de utilização de fontes energéticas. Nesse aspecto, os combustíveis fósseis são os mais criticados, devido à produção de uma quantidade de CO2 e óxidos de enxofre que o planeta não tem condições de imediatamente assimilá-los, causando o chamado efeito estufa. Nesse contexto, as fontes de energias não poluentes e renováveis são as que melhor atendem as necessidades sociais e ambientais.
Com base na Lei Nacional de Resíduos Sólidos n° 12.305 de 02/08/2010, que visa a erradicação dos lixões em todo território nacional, o IAMA – Instituto dos Auditores em Meio Ambiente em parceria com a Koltec Energias Renováveis propõe desenvolver uma solução socioambiental para eliminação dos resíduos sólidos urbanos, que na maioria dos municípios não tem condições de instalar e manter um Aterro Sanitário e nos deparamos com Lixões.
Os recentes avanços tecnológicos têm tido profundo impacto sobre o ciclo de gestão de resíduos, incentivando a passagem do sistema baseado na utilização de aterros para um sistema que consiste no aproveitamento energético dos mesmos.
A atividade de tratamento térmico de resíduos no Brasil é regulada pela Resolução CONAMA nº 316 de 29 de outubro de 2002, que disciplina os processos de tratamento térmico de resíduos, estabelecendo procedimentos operacionais, limites de emissão e critérios de desempenho, controle, tratamento e disposição final de efluentes, de modo a minimizar os impactos ao meio ambiente e à saúde pública, resultantes destas atividades.
Os principais métodos de conversão termoquímica da biomassa são: a pirólise, a liquefação, a gaseificação e a combustão. Vale a pena recapitular que a liquefação direta da biomassa é um tipo de hidrogenação na qual a matéria orgânica é misturada com um solvente em presença de um catalisador em alta pressão e temperatura moderada, obtendo-se um produto líquido. Por sua vez, a gaseificação é o processo de termo conversão no qual a biomassa sólida se converte em um gás por meio da oxidação parcial a elevada temperatura. Por fim, a combustão acontece através de um conjunto de reações de radicais livres mediante as quais o carbono e o hidrogênio no combustível reagem com o oxigênio formando CO2, água e liberando calor útil.
Já a pirólise é a degradação térmica de qualquer orgânico na ausência parcial ou total de um agente oxidante, visando à obtenção de produtos com densidade energética mais alta e melhores propriedades do que aquelas da biomassa inicial. Os gases, líquidos e sólidos são gerados em proporções diferentes no processo e dependem de alguns parâmetros operacionais, tais como a temperatura final do processo, pressão de operação e tempo de residência das fases sólidas, líquidas e gasosas dentro do reator, a taxa aquecimento das partículas de biomassa e do ambiente gasoso e por fim, das propriedades físico-químicas iniciais da biomassa.
Nossa solução já testada e aplicada em 30 países, vem tornando-se viável pela nacionalização da patente de tecnologia Biogreen/Koltec, que contempla uma evolução da Tecnologia de Pirólise. Neste processo é utilizado um reator aquecido por um parafuso sem fim, através de corrente elétrica, ou seja, o processo descarta qualquer tipo de aquecimento por chama.
Neste processo o IAMA desenvolve parceria com a(s) Prefeitura(s) e instala uma Unidade SPE Geradora gerando uma série de soluções socioambientais. Temos desenvolvido parcerias e os resultados estão atendendo as expectativas. Vejam as soluções e os resultados.
PRINCIPAIS SOLUÇÕES:
- Esta é a solução alternativa aos Aterros Sanitários proposta pelo IAMA, alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual os resíduos sólidos são reaproveitados em unidade de pirólise projetada para atender as necessidades do município, garantindo uma solução definitiva aos resíduos com a recuperação de recicláveis e a geração de energia elétrica.
- O volume de resíduos a serem enviados para aterros é reduzido em até 90%, podendo também tratar resíduos já depositados em lixões para eliminar o Passivo Ambiental.
- Países com modelo de Gestão de Resíduos mais avançados recorrem cada vez menos a aterros sanitários, investindo na coleta seletiva, reciclagem e recuperação energética dos rejeitos.
- Eliminação de lixões;
- Contribui para a preservação do meio ambiente, gerando energia com baixíssima emissão de poluentes a partir dos resíduos que seriam enterrados;
- Recuperação dos líquidos da pirólise, que pode ser utilizada para gerar biodiesel;
- Possibilidade de uso do biochar para criar adubos;
- Os equipamentos robustos, nacionais que operam continuamente (24 horas);
- Tecnologia candidata a créditos de carbono;
- Geração de Emprego Direto e Indireto;
- Geração de Renda na Cadeia Produtiva do Município;
PRINCIPAIS VANTAGENS DIRETAS
- A Unidade recebe e processa os Resíduos (lixo) transformando em fonte energética.
- Regulariza e minimiza os Resíduos (lixo) Urbanos, atendendo a Legislação vigente.
- Projeto Submetido à Certificação IAMA.
- Geração de emprego e renda no município.
- Aumenta a receita tributária do município.
- Gera mídia voluntária para o Município.
- Cria oportunidade de novas atividades econômicas.
EFEITOS LEGAIS PARA A PREFEITURA
- Atende a Lei de Resíduos Sólidos - Lei nº 12.305/10.
- Atende a Lei de Crimes Ambientais - Lei 9.605/98.
- Atende a Lei Crimes de Responsabilidade - LEI 10.028/2000.
Fonte: Kaltec, Biogreen, IAMA, CONAMA, CCB.
CONTATOS PARA CONFERÊNCIAS/PALESTRAS/WORSHOP
INSTITUTO DOS AUDITORES EM MEIO AMBIENTE -IAMA
Antônio Noca Freire – Diretor Presidente
Tel. (85)999329159 – (85)987025368
E-mail: auditornoca@gmail.com
Técnico de Suporte Pleno
7 aExcelente iniciativa!! Este é um grande passo obrigatório para qualquer região que queira evoluir em todos os aspectos.
Diretor de Novos Negócios | InspiraSer
8 aMuito bom, ANTONIO NOCA F.! Também acreditamos na Pirólise! Contem com a OBS Engenharia e Meio Ambiente como uma possível parceira para atuar/solucionar o passivo do Lixão. Somando-se as duas frentes, teremos uma solução de escopo completo. Grande abraço!