A LOJA FÍSICA TEM SALVAÇÃO!
Nos últimos anos, já vínhamos assistindo a um aumento de vendas pelo e-commerce e, paralelamente, presenciávamos o fechamento de lojas físicas. Na minha última viagem aos Estados Unidos, visitei um grande número de lojas (e até Shoppings inteiros!) com muitas lojas fechadas, suplantados pelas compras online. Agora, a pandemia levou milhões de pessoas ao isolamento social, impedindo que o varejo físico se mantivesse aberto e aumentando ainda mais a migração de consumidores para os meios virtuais. Seria o fim da loja física? Acho que não!
Recentemente, li uma pesquisa que parece apontar um caminho para as lojas físicas, apresentando um fator que não havíamos colocado na discussão: a saúde mental e o contramovimento à digitalização da vida por parte dos mais jovens. A pesquisa, realizada pela A.T. Keaney com consumidores com idades entre 14 e 24 anos, mostrou que a maioria dos entrevistados preferiam comprar em lojas físicas para descobrir novos produtos nas araras, uma vez que essa experiência permite um momento de desconexão com o mundo digital. Acho muito interessante notar que as gerações que nasceram no universo virtual agora promovem uma inversão de valores, e o meio físico se torna um refúgio, uma exceção à imaterialidade das relações e experiências mediadas por telas de celulares.
As novas gerações buscam experiências de compra, algo além do caráter objetivo de só ver a descrição do produto e pagar por ele, que o e-commerce faz muito bem e que, infelizmente, boa parte do varejo físico ainda se limita a oferecer. Acredito que vamos viver um momento de reinvenção do varejo: as lojas não serão mais espaços chatos, monótonos e com equipes de vendas desconectadas dos interesses dos clientes. O futuro pede interatividade, pede um envolvimento maior do comprador com os produtos, com o espaço e mais interação com a tecnologia para incrementar a experiência de compra.
Penso que, daqui para frente, só sairemos de casa para viver uma excelente experiência de compra, recheada de segurança, de um atendimento incrível e um serviço espetacular.
Diretora da 221 Consultoria, cofundadora do Fashion Hub e podcaster do Programa de Quinta. Consultoria em Marketing/Branding/ Gestão de projetos/ treinamento de times de alta performance/ESG/ Inovação
4 aEu também prefiro, mas diante do isolamento forçado a que estamos submetidos, o digital é o caminho natural para a realização das compras. Mas quando pudermos voltar as compras no varejo físico, acredito que as lojas terão que melhorar muito a experiência de compra oferecida ao cliente. Você concorda?