Longo prazo...
Atualmente, como o tema Copa do Mundo é algo evidente, gostaria da reflexão sobre trabalho e foco no longo prazo.
Havia há muito tempo atrás, na época da minha infância para ser mais exato, países como Japão que tinham seleções de futebol muito fracas. Suas ligas eram fracas e seus jogos pareciam peladas de fim de semana. Caso não houvesse um projeto de desenvolvimento e maturação deste núcleo, ainda veríamos as mesmas, ditas fracas seleções novamente sendo motivo de chacota.
Não foi o que ocorreu com execução deste projeto. Vemos hoje, grandes jogadores naturais desta terra como Nakata como a primeira referência, Honda, Nakamura entre tantos hoje em dia. Tudo isto se iniciou lá atrás e com a mão ou o pé de um brasileiro, Zico.
Diko-sama, como é carinhosa e respeitosamente chamado nas terras do sol nascente acreditou neste projeto. Ficou admirado com a disciplina aplicada da parte dos envolvidos neste país. Parecia muito audacioso, em meados de 2000, projetarem e almejarem um título de âmbito mundial, mas este era o projeto. Com foco no longo prazo.
Em 2011, superando todas as expectativas, a seleção japonesa de futebol feminino conquistou o título da copa do mundo de futebol feminino. Mostrando resultado após anos de gastos em estrutura, treinos, pesquisa e investimento.
Muitas vezes, devido imediatismo muitos almejam, mas poucos persistem e acabam desistindo no meio ou no começo do caminho.
Vemos nesta Copa, o Japão derrotando gigantes como Espanha e Alemanha. No momento que escrevo, sei que o Japão foi eliminado pela Croácia, outra seleção muito forte, que chegou muito longe em campeonatos internacionais. Não é uma novidade, mas seguem trabalhando, seguem com foco e disciplina e como no feminino, podemos acreditar no trabalho, focado no longo prazo.
Mecatrônica | TI | Marketing | Cloud | Design | Dev | CIPA | Indústria 4.0
2 aFoi muito bom ver as seleções de menor expressão nessa copa, especialmente o Japão que me agradou muito nas partidas. O futebol evoluiu muito! Sensacional! 👏👏👏