Loyalty + IA: a tecnologia a favor da sua estratégia de fidelidade

Loyalty + IA: a tecnologia a favor da sua estratégia de fidelidade

👋 Olá, esta é a 9ª edição da The Loyalty Loop, sua melhor curadoria de conteúdo sobre programas de fidelidade e relacionamento com o cliente. E hoje, vamos falar de um assunto que veio para ficar: o uso de Inteligências Artificiais. 

Segundo um estudo da Google , 82% das organizações que consideram usar ou já usaram a IA acreditam que ela vai mudar ou transformar significativamente seu setor de atividade. 

O mesmo estudo afirma que as empresas estão de olho, principalmente, na IA generativa, que domina as habilidades de criação, sintetização, descoberta e automação. 

“Mas como isso se encaixa no universo do Loyalty?” A gente te explica 😉

Nos últimos anos, a IA já vinha sendo utilizada pelos profissionais de Marketing, Loyalty e CRM, principalmente em softwares de automação e chatbots.

Agora, com tantas ferramentas à disposição, é preciso ter cuidado ao selecionar quais devem ser utilizadas ou não, quais serão facilitadoras ou obstáculos, quais ampliarão o talento humano ou diminuirão a produtividade da sua equipe. 

Mas para alcançar este discernimento é preciso colocar o cliente no centro da sua estratégia.

As empresas que se apressarem para utilizar IA’s sem uma visão customer-centric, apenas para reduzir custos, estão cometendo um grande erro. O caminho certo é adotar a Inteligência Artificial para melhorar a vida do seu cliente!

Para a Harvard Business School , as empresas que mais terão sucesso no futuro são aquelas que estão utilizando a Inteligência Artificial para:

  • Conectar dados e insights de diversas fontes
  • Repensar a experiência do cliente, criando uma jornada frictionless
  • Ativar diversas experiências em múltiplos canais 
  • Atingir cada consumidor de forma personalizada
  • Realizar testes constantemente, buscando inovação e novos negócios

Um case interessante é de um banco de investimentos multinacional que está aplicando a IA para ajudar seus consultores a atender os clientes de forma altamente personalizada. Combinando ferramentas de busca e criação de conteúdo, a Inteligência Artificial recebe um questionamento do consultor, verifica um vasto banco de dados e oferece a resposta mais adequada e customizada para a necessidade do cliente. 

É claro que todos esperam benefícios positivos ao utilizar a Inteligência Artificial, entretanto, para que isso se concretize, é necessário ter uma visão realista e estar preparado para que a I.A. seja sua verdadeira aliada em loyalty e relacionamento com o cliente. 

Por isso, mapeamos algumas tendências para te ajudar nesse caminho:

🙋 Pessoas são pessoas

Um dos maiores erros que as empresas podem cometer ao implementar Inteligência Artificial é considerá-la mais importante do que o talento de sua equipe. Para obter o melhor que a tecnologia pode oferecer, não se esqueça da essência humana - um time preparado será a chave para acompanhar e calibrar a utilização da I.A., gerando a melhor experiência para o cliente.  

🔏 Proteção e privacidade

Os programas de fidelidade possibilitam que as empresas obtenham uma grande quantidade de dados sobre os clientes e seus comportamentos de consumo. Para garantir a privacidade desses dados, é preciso ter processos de cibersegurança bem definidos que evitem possíveis vazamentos e permitam que a Inteligência Artificial trabalhe de maneira adequada às legislações vigentes.

🔎 Insight, insights, insights!

A obtenção de insights torna-se mais rápida e eficaz com o uso da Inteligência Artificial. Além de agregar embasamento à tomada de decisões, isso permite a identificação de novas oportunidades em tempo real. Assim, é possível analisar comportamentos e interações para se comunicar de forma personalizada com os clientes nos momentos e canais em que eles são mais propensos a engajar com a marca.

🚀 Estratégia, não software

Quando a Inteligência Artificial é encarada simplesmente como uma tecnologia, ela pode ser vista pelos colaboradores como apenas um processo burocrático no meio do caminho. Portanto, é fundamental que a I.A. seja abordada como uma estratégia-chave para o desenvolvimento do negócio, com objetivos e metas a serem alcançados pela equipe. E, no centro dessa estratégia, deve estar o cliente!



Gostou do conteúdo de hoje? Conta pra gente aí nos comentários!

Se quiser bater um papo com a gente, clica aqui - ficaremos muito felizes em falar com você! 😁

Aproveite também para baixar nosso último ebook gratuito e ficar por dentro das maiores tendências para programas de fidelidade em 2024!

Rico Montrezol

Marketing / Gestão / Planejamento / Estratégia / Incentivo / Loyalty / Promoção / E-commerce / Redes Sociais / Ads / SEO / MBA em Digital Data Marketing

10 m

💡 😍

Julia Delfino

Trainee @ Accenture | Management Consulting Analyst

10 m

👏🏻👏🏻

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de INDICO

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos