Você sabe como surgiram os programas de fidelidade?

Você sabe como surgiram os programas de fidelidade?

👋🏼 Olá! A segunda edição da The Loyalty Loop, a newsletter oficial da Indico, chegou! Aqui, você encontra a melhor curadoria de conteúdo sobre loyalty e relacionamento com o cliente. 

Falando em loyalty, você sabe como os programas de fidelidade surgiram? 🤔

Na edição de hoje, a gente te conta! Tudo começou lá no século XIX, em 1896, com a empresa Sperry & Hutchinson. Essa foi a primeira empresa independente de selos comerciais segundo o jornal The New York Times, e seu programa S&H Green Stamps foi uma febre nos Estados Unidos. 

A dinâmica era bem simples: 

  1. Os clientes recebiam selos após compras em supermercados, lojas de departamento e postos de gasolina participantes
  2. Estes selos poderiam ser trocados por produtos disponíveis em um catálogo 

A novidade se espalhou rapidamente entre os consumidores estadunidenses e foi um sucesso sem precedentes:

✉ Nos anos 60, a S&H emitiu 3x mais selos que o Serviço Postal americano

🏡 Estima-se que 80% das casas americanas coletaram os selos S&H

🏪 85.000 estabelecimentos fizeram parte do programa

🎁 O catálogo de resgates chegou a ter 178 páginas e foi a maior publicação dos EUA

🎬 O programa é mencionado pelos Beatles no filme “A Hard Day’s Night” 

Você já conhecia esse programa? Conta pra gente nos comentários!

🎂 Seguindo a mesma onda, já por volta da década de 1930, a marca Betty Crocker de misturas para bolos e sobremesas decidiu explorar essa nova forma de fidelizar clientes. 

Através do programa Betty Crocker Rewards, os clientes acumulavam cupons que vinham nas embalagens e poderiam ser trocados por outros produtos da marca. 

🛫 Cinquenta anos depois, em 1981, a American Airlines tomou um rumo diferente e revolucionou o mercado de fidelização, lançando o primeiro programa de milhas aéreas!

O programa AAdvantage, que existe até hoje, permitia que as compras de passagens aéreas na American Airlines se convertessem em milhas a serem trocadas por novas passagens ou produtos disponibilizados em um catálogo de resgate. 

💳 Poucos anos depois, em 1985, a Discover Card, marca de cartão de crédito estadunidense, também deu um passo além em seu programa de fidelidade. 

No Discover Cashback Program (possivelmente, o primeiro programa de cashback da história!) os clientes recebiam, ao final do ano, uma quantia em dinheiro de acordo com os gastos feitos no cartão. 

☕ E em 2011, por fim, presenciamos uma das últimas grandes mudanças nos programas de fidelidade - e essa veio para ficar: a digitalização. 

Com o programa lançado há 3 anos, a Starbucks decidiu habilitar o pagamento via app e, posteriormente, digitalizar a participação no programa Starbucks Rewards

E você, sabia como os programas de fidelidade surgiram? É fascinante perceber que, mesmo existindo há mais de um século, as estratégias de fidelização de clientes continuam sendo de extrema importância para a sustentabilidade dos negócios a longo prazo. 

Dos selos colecionáveis aos programas acessados em aplicativos, é possível notar que os programas evoluíram de acordo com as tendências de cada época, sendo necessária muita inovação e atenção às necessidades dos consumidores. 

Por isso, atentos ao que o futuro reserva para os programas de fidelidade, desenvolvemos um material exclusivo que mapeia as principais tendências de loyalty para 2024, desde o uso de inteligências artificiais até o perfil dos novos consumidores. 

Se você quer desenvolver estratégias de sucesso no seu programa de fidelidade, faça já o download gratuito do novo eBook “Loyalty 2024”!

E se quiser bater um papo com a gente, clica aqui - ficaremos muito felizes em falar com você! 😉

To view or add a comment, sign in

More articles by INDICO

Explore topics