Lucro. Não compre de quem não tem!

Lucro. Não compre de quem não tem!

Todas as empresas precisam ganhar. Precisam obter resultados positivos "na ultima linha". Lucro é fundamental para a a sobrevivência de qualquer negócio, contudo, para indispensável para o crescimento e perpetuação.

O lucro é o simples resultado entre os esforços operacionais produtivos. Ou seja, a aritmética entre as receitas e gastos que gera uma "sobra" para o empreendedor. E essa sobra precisa cumprir no mínimo, três funções, independente do tamanho da empresa e do setor de atuação:

a) repor a deterioração do capital bruto instalado (mesmo que seja uma empresa prestadora de serviços, pois o capital intelectual precisa ser constantemente atualizado). É a depreciação que encara o fator tempo e sempre "perde" a luta; b) gerar capacidade de novos investimentos, pois somente dessa forma é possível inovar, crescer e perpetuar o negócio. e por fim; c) remunerar o risco do empreendedor incentivando o a manter o negócio. Gera, portanto prosperidade e ativa um ciclo virtuoso na economia, fortalecendo outros negócios de forma direta e indireta.

Agora, o que não comprar de quem não tem lucro tem a ver com isso? De uma forma bem simples (não vou aprofundar muito aqui): Tudo a ver!

Quem não tem lucro recorrentemente, não vai lhe entregar o que você encomendou. E se entregar, será com atraso e/ou com baixa qualidade. Por questões obvias. Faltará recursos para lidar com a depreciação. Faltará recursos para a empresa investir em melhorias e crescimento. Não há incentivos para o empreendedor manter o negócio. Porque uma empresa, recorrentemente deficitária irá te atender bem?

Claro que há exceções... Empresas que estão investidas (Startups) e têm como se manterem sem lucro por um período considerável de tempo, ou ainda, empresas em reestruturação, ou aquelas que passaram por momentos desafiadores (sazonalidades, por exemplo). Mas a regra é: sem lucro, sem negócio.

E por fim, minha provocação para uma auto análise do seu negócio: sua empresa é lucrativa ou está presa em armadilha de liquidez? sua empresa está participando do ciclo virtuoso de prosperidade econômico ou apenas tem folego para um dia de cada vez? Seus colaboradores recebem remunerações adequadas a ponto de sentirem que também tem "lucro" para gerarem mais lucro para a empresa ou apenas ganham a média do mercado? E seus fornecedores são lucrativos? Seus clientes são lucrativos?

Lucro é diferente de dinheiro, mas sem lucro, não tem negócio que sobreviva por muito tempo!

#lucro #lucratividade #prosperidade #empresa #negocios

Fabio Seixas

CEO na Softo - DevTeam as a Service, desenvolvedor, eu te ajudo a prosperar com software customizado. #software #cloud #ia #web3

1 a

Moises, obrigado por compartilhar

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Moises Bagagi

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos