Lugar de mulher é na cozinha!
Amanhã dia 8 de março, dia internacional da mulher...
Já ouvi inúmeras vezes que é um dia como qualquer outro... E realmente é!
Entretanto, devemos entender o verdadeiro significado deste dia. Mais do que ganhar presentes e parabéns, nós mulheres queremos respeito e igualdade. Essa data significa um marco na luta do feminismo, e quando falo feminismo não estou pregando o radicalismo ou a luta contra os homens, até porque este não é o objetivo e sentido desse movimento. O feminismo prega a liberdade da mulher, o poder de tomar as rédeas da sua própria vida, poder escolher ser dona de casa, empresária, universitária ou ambas as coisas. Poder sair na rua com qualquer roupa, sem medo de ouvir piadas sobre isso ou ser tachada de promíscua, poder ser mãe ou não, dirigir ou não, casar ou não... Por isso o dia do homem não é comemorado da mesma maneira, porque desde que o mundo é mundo, o homem tem o direito e poder de escolher.
A comparação é inevitável, homens ganham salários maiores, homens não precisam provar a sua competência a todo o momento, o direito de voto foi dado a eles primeiro, o direito a escola, ao trabalho, a sexualidade e até aos brinquedos mais divertidos (convenhamos que não se compara os brinquedos de meninas, em geral bonecas e casinhas, aos dos meninos, que podem ser piratas, aventureiros ou super-heróis).
OBS1: para mim não existe brinquedo de menina e menino. Existe brinquedo. Mas, sabemos que não funciona dessa maneira.
OBS2: Nem vou entrar aqui na cultura do estupro, que dá assunto para mais um artigo.
Enfim, que neste dia, nós mulheres tomemos consciência da nossa importância e o quanto ainda temos de lutar pelo nosso espaço na sociedade.
Que as mães eduquem os meninos para respeitarem as mulheres e as meninas para serem donas de suas vidas. E que os homens se deem conta de que piadas machistas não são engraçadas e que lugar de mulher pode ser na cozinha, na bancada política, na sala de aula, nas empresas, ou seja, lugar de mulher é onde ela deseja estar! Porque somos capazes de fazer qualquer coisa e somos fortes o bastante para realizar todos os nossos sonhos. Basta ignorar as vozes que nos dizem o contrário.