Métodos de compactação em campo
Rolo compactador em atuação - Que tipo de compactação ele faz?

Métodos de compactação em campo

Oscar Wilde, em A decadência da mentira e outros ensaios, escreveu que a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida. No caso, da compactação - em um momento de liberdade filosófica - nem sempre o campo imita o laboratório ou o laboratório deve realmente validar o campo?

Em um exercício de entendimento teríamos a resposta do tipo "depende" ou quais são os fatores que estamos considerando?

Ainda nesse sentido e trazendo a última premissa de conhecimento geral para discorrer o texto: a diferença entre a vida real e filmes, é que nos filmes tudo faz sentido ou fez sentido.

Na compactação, algumas coisas podem não fazer sentido (em um primeiro momento) pois estarmos na vida real. Essa inserção é importante pois o laboratório é um ambiente em menor escala e mais controlado do que o campo. E fatores como escala e preparação de amostras são distintos de operações de campo.

Os métodos de compactação de campo são definidos com base no tipo de material e o tamanho do projeto a ser executado. O que é importante atingir o requerido pelo projeto, que no geral são os aspectos atrelados a teor de umidade e densidade seca.

Cada tipo de equipamento apresenta características específicas que os tornam mais adequados para determinados tipos de solos e de obras e assim são "escolhidos" para melhor atendimento e replicação ao que foi vislumbrado em laboratório.

Existem diversos métodos de compactação de solos, sendo três principais - ou mais fáceis de serem visualizados.

  • Compactação estática: nesse método, o solo é comprimido por meio da aplicação de cargas estáticas, como o peso próprio do equipamento ou pesos adicionais. É o tipo mais comum, onde observamos equipamentos do tipo rolo compactadores indo de um lado para o outro em velocidades baixas e transferindo energia por meio de um tambor.
  • Compactação dinâmica: nesse método, o solo é comprimido por meio de impactos repetidos, gerados pela queda livre de um peso ou pelo acionamento de molas. Esse é um pouco mais restrito, pois é utilizado em camadas de grande espessura e/ou em situações mais atreladas a aceleração do processo de adensamento do que por um efeito de aumentar a densidade da camada. A Figura 1 apresenta um exemplo de compactação dinâmica e recomendo a leitura do texto disponibilizado pela Liebherr Brasil em seu site sobre o tema, que é muito didático no âmbito dessa compactação por "impacto".

Figura 1 - Guindaste sobre esteiras heavy-duty realizando compactação dinâmica.

  • Compactação por vibração: nesse método, o solo é comprimido por meio de vibrações mecânicas produzidas por um equipamento vibratório. Esse é visível no âmbito de placas vibratórias (obras pequenas e para dar acabamento no serviço) e muito associado a compactação estática, que é uma das combinações possíveis.

Sabendo que existem combinações que podem ser misturados e atrelados a necessidade de campo - em geral a compactação estática é a mais utilizada, porém muitas vezes é confundida com a compactação dinâmica - ressalva importante pois dinâmica é atrelado, por algumas vezes, a movimento e não ao que causa o movimento. Fisicamente temos ainda cinemática e estática. Ressalto: física é o básico da engenharia, cálculo é consequência.

Voltando ao tema central, em termos de compactação de solos, temos também a combinação de métodos sendo o principal a compactação estática com vibração, aplicada a materiais granulares. Talvez sejam as melhores combinações, sendo um modo de funcionamento, se somando ou complementando o outro.

Bom, falamos disso pelo conjunto de "simples fatos" que no âmbito geral da engenharia e obras (aterros compactados - estradas, barragens, empilhamentos ou pavimentos e resíduos urbano), a compactação em laboratório é feita por um método dinâmico e em campos buscamos o mesmo efeito usando compactação estática. Te convido a refletir se faz sentido?

No próximo texto apresentarei um pouco dos tipos de equipamentos que utilizamos na compactação e como eles se comportam em campo e qual o resultado esperado.

Relembre que a compactação segue alguns princípios e que tomamos como base uma referência gráfica para determinar o controle dessa operação.


Thiago Oliveira

Engenheiro de Minas e Geotécnico | Técnico de Geotecnia

10 m

Muito bom o texto, em casos de empilhamento de PDER em mineração, o controle tecnológico não pode "concorrer" com a produção pois em todo caso, do empilhamento pode sofrer com falta de qualidade da homogenizacao, altura da camada, feixes com dimensionados errados entre outros...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Augusto Romanini

  • O que a curva de compactação pode nos ensinar sobre a vida e a carreira?

    O que a curva de compactação pode nos ensinar sobre a vida e a carreira?

    A ciência, frequentemente, nos ensina muito mais do que conceitos técnicos; ela nos oferece metáforas poderosas para…

    4 comentários
  • Os equipamentos de compactação e controle tecnológico.

    Os equipamentos de compactação e controle tecnológico.

    Comutatividade é significa que em uma multiplicação que a ordem em que os números são multiplicados não altera o seu…

  • A curva de compactação

    A curva de compactação

    A curva de compactação é um gráfico que representa a relação entre a umidade e a densidade do solo durante o processo…

  • O básico da compactação

    O básico da compactação

    Tenho percebido nos últimos anos que falamos muito e entendemos pouco, quase nada. Também existe aquela chuva de…

    3 comentários
  • Intensidade e frequência

    Intensidade e frequência

    Devido aos diversos eventos de intensidade e frequência fiquei um tempo sem escrever por aqui! No meio desse período me…

  • Jogo: Eu Geotécnico - Ficha de inspeção

    Jogo: Eu Geotécnico - Ficha de inspeção

    Eu fiz um jogo de geotecnia haha. O conceito é usual, mas a aplicação é nova! Na realidade é um jogo de tabuleiro que…

    4 comentários
  • Entre bermas?

    Entre bermas?

    Nessas análises de estabilidade de projetos e estruturas, você pode se deparar com necessidade de conceitos que ainda…

    6 comentários
  • Deplecionamento e a drenagem interna de um estrutura geotécnica.

    Deplecionamento e a drenagem interna de um estrutura geotécnica.

    A forma "deplecionar" não está dicionarizada, mas é possível, que a utilização de relações com depleção quer…

  • Como você verifica a borda livre mínima de um barramento?

    Como você verifica a borda livre mínima de um barramento?

    Em meio a um conjunto de verificações que devem ser feitas de forma rotineira, uma das que me deixa um pouco intrigado…

    2 comentários
  • Pode estar faltando conceito?

    Pode estar faltando conceito?

    Uma das aulas que mais gostava de ministrar na disciplina de Fundações era a de Investigação de Subsolo, existia um…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos