Métricas nas Mídias Sociais: KPI's e OKR's
Olá, pessoal! Tudo bem? Seguindo a série de postagens que venho escrevendo dentro da área de UX Design, hoje vim falar um pouco de indicadores e métricas em experiência do usuário, que quase não cheguei a ver em cursos que fiz e que considero bastante importante. É importante frisar que esses métodos são altamente conhecidos, e que muitas pessoas (com experiência) conseguirão falar sobre eles melhor que eu, e por isso, no final deixarei linkados algumas palestras e livros dos quais acho interessante e que farão bastante diferença na hora de pôr a mão na massa.
Algo que venho notado bastante, é que a maioria dos cursos nos ensinam a atuar em produtos que irão ser criados, porém, em produtos que já estão em funcionamento no mercado, o conteúdo é bastante escasso. Sem mais delongas, vamos começar.
KPI -> Key Performance Indicator
Key Performance Indicator (Chave de indicador de performance) é um conjunto de ferramentas usadas para quantificar e medir o desempenho de uma organização, além de fornecer dados sobre a evolução dos seus produtos ou serviços.
Recomendados pelo LinkedIn
Dentro dos KPI's, temos os KPR's que são os Objectives and Key Results (Objetivos e resultados Chaves), que basicamente é a metodologia estratégica onde os colaboradores da organização buscam alcançar objetivos através de pequenos resultados chave.
Posteriormente, para se aplicar essas métricas pode se usar um Mapa Estratégico ou Mapa de Negócios. Partindo do princípio que todas as organizações buscam resultados econômicos, pra chegar nesse lucro, principalmente devem ter clientes que comprar a ideia de sua empresa. A partir disso, podemos começar a pensar na possibilidades das KPI's medirem a saúde de uma organização, e que podem ser usadas em diversas áreas, principalmente na capacidade de organização e os resultados dos negócios.
As KPI's aplicadas em UX podem ser observadas principalmente pela usabilidade e interação dentro do produto digital/físico. A partir do Design Thinking também: conversar, ouvir e sentir que são conhecidas como pesquisas quantitativas ou de qualidade. Partindo de outro ponto, também podemos coletar dados de pesquisas qualitativas, como dados, conversão, engajamento e outras coisas que trazem números oportunos para a organização.