Mês do orgulho… e da polêmica.
No mundo da comunicação é assim: existem marcas que acertam em cheio e outras que eventualmente dão uma bola fora. Da conturbada jornada de uma famosa cervejaria diante das pautas de inclusão LGBTQ+ até chefs famosos assinando pratos em Los Angeles, a Gampi Insights de hoje traz altos e baixos. E muitos aprendizados.
Prepare os talheres, porque temos um banquete pela frente.
#1 Período nada light para a Bud.
Junho é o Mês do Orgulho, e muitas empresas aproveitam essa época para abordar questões relacionadas à comunidade LGBTQ+. Há alguns meses, a Bud Light resolveu entrar nessa onda e lançou uma campanha contratando a influenciadora Dylan Mulvaney, uma mulher trans, para representar a marca. Incrível, não é mesmo? No entanto, as coisas começaram a ficar agitadas…
Grupos conservadores e influenciadores de direita ficaram insatisfeitos com a iniciativa. Eles acusaram a cervejaria de patrocinar pautas transgênero, zombar das mulheres e expor crianças à sexualidade. Como resultado, a Bud Light sofreu uma perda significativa de participação de mercado nos EUA, após liderar o ranking por 20 anos.
A marca retirou a campanha do ar e o presidente da empresa veio a público pedir desculpas, o que deixa claro que essa iniciativa não era exatamente um propósito ou uma causa, mas sim uma campanha de marketing. E o que podemos aprender com isso?
As empresas não devem deixar de mostrar diversidade em suas ações de publicidade e marketing porque um grupo de ativistas faz barulho nas redes sociais. No entanto, é importante ter em mente que viver a diversidade é algo que deve ocorrer de dentro para fora. É preciso criar uma cultura verdadeira de propósito, que abrace e valorize os mais diversos grupos. E isso não deve se restringir apenas ao mês de junho.
#2 Das telas para o seu prato.
Quer um exemplo de empresa que compreende bem o seu público? Pode entrar, Netflix! A maior empresa de streaming do mundo vai inaugurar o "Netflix Bites" em Los Angeles no final deste mês. Uma série nova? Não. Um restaurante.
Sabe aquele momento em que a gente tá assistindo uma série e fica babando com as comidas deliciosas que aparecem na tela? Pois é, agora será possível desfrutar de pratos assinados pelo pessoal do Chef’s Table, do Mandou Bem e do Iron Chef. Mas, atenção: o Netflix Bites será temporário. E é aí que está o truque.
Ao tornar as experiências passageiras, cria-se um senso de urgência, um gatilho frequentemente usado na comunicação. Se você não se apressar, nunca saberá se a comida é realmente boa e não poderá compartilhar com os outros. Alguém duvida de que esse lugar estará sempre cheio?
Não é a primeira vez que a plataforma traz experiências reais inspiradas em seus programas. Em 2021, a Stranger Experience teve os ingressos vendidos em pouquíssimo tempo. Na última semana, o Tudum, evento global da Netflix, trouxe para São Paulo alguns atores das produções mais queridas do público, de Wandinha a Sex Education.Tudo pensando para estreitar ainda mais o vínculo entre os clientes e o conteúdo da plataforma. Tem dado certo.
Está no nosso radar um novo P do marketing: a percepção. Num mundo em que os serviços estão cada vez mais presentes, a marca que uma empresa deixa e como ela se conecta com o consumidor são aspectos essenciais. E a Netflix parece ter entendido perfeitamente essa dinâmica.
Recomendados pelo LinkedIn
#TeamGampi curtiu mais uma novidade de IA.
Ao invés de ter medo da inteligência artificial, nós resolvemos mergulhar em todas as possibilidades que ela oferece para oferecer soluções diferentes para nossos clientes - já mostramos um pouco das nossas criações aqui no nosso Insta.
A ferramenta que chamou a atenção dos criativos do #TeamGampi nesta semana é a Opus Clip, que transforma vídeos longos em clipes curtos com apenas um clique. A IA analisa o vídeo para identificar os momentos mais cativantes, extrai destaques relevantes e os rearranja de forma fluida, do jeitinho que a geração TikToker gosta de consumir.
A verdade é que as marcas precisam estar em vários locais ao mesmo tempo - você que nos lê provavelmente sabe (e vive) isso. Se existe uma ferramenta que transforma um material pronto em vários outros conteúdos interessantes, como não vamos curtir?
Manda mais, IA. Estamos animados para fazer muitas histórias com todas essas novidades.
O consumidor não quer ter mais o mesmo cheiro e nem viver mais da mesma forma. Esse é um pequeno spoiler das quentes desta semana.
Acertando ou errando tentando acertar, o importante é conhecer o seu público e ter ambição. Enquanto a próxima Gampi Insights não chega, continue explorando o mundo das ideias e não tenha medo de ousar. Até mais!