MADDALENA
Tereza Santiá filha de Maddalena Lesca

MADDALENA

Minha bisavó Lesca Maddalena é mais uma mulher quase invisível que marcou minha vida, minha história. Ela é minha bisavó paterna, mãe de meu avô João Santiago, casada com Giuseppe(José) Santiá(Santiago), teve quatro filhos, duas meninas e dois meninos: Tereza, Margherita, Giovane(João, meu bisavô) e Francisco(nascido no Brasil). Lesca Maddalena nasceu na Itália, no ano de 1860, na Comuna de Bianzé, Província de Vercelli, Região de Piemonte. Embarcou com destino ao Brasil no Porto de Gênova no dia 18 de fevereiro de 1898, era uma sexta-feira fria, do inverno italiano, na terceira classe do Vapor Minas. Lesca Maddalena tinha trinta e oito anos de idade. Seu marido, meu bisavô, José Santiá, tinha trinta e nove anos. A família de Maddalena era formada por cinco pessoas, todos vieram no Vapor Minas: Tereza, a mais velha, já era mocinha, tinha dezesseis anos, Margherita, que era chamada apenas de Rita, com onze anos e João Santiá(meu avô), o mais novo, tinha seis anos de idade. Lá na Itália meu avô era chamado de Giovanni Giusseppe Santiá. A viagem rumo ao Brasil durou vinte e cinco dias. Saiu do Porto de Gênova no dia 18 de fevereiro, era um sexta-feira fria e chegaram no Porto de Santos, no Brasil, no dia 15 de março de 1898, era uma terça-feira de sol quente, calor tropical, era verão no Brasil. A viagem não foi fácil não. Fico imaginando a força, a coragem, a dedicação de Lesca Maddalena nesta situação. Era mulher forte. Do Porto de Santos foram de trem rumo a capital paulista. Subiram a serra e desembarcaram na estação ao lado de Hospedaria do Imigrante no bairro do Brás. Ficaram ali por uma semana. Depois foram para uma fazenda de café do fazendeiro chamado Abelardo F. do Amaral que ficava localizada no município de Dourado interior do estado de São Paulo, não muito longe de Campinas. Era uma fazenda enorme de um cafezal fechado, já formado e produzindo. O trabalho na fazenda era duro. Havia ali também muitos outros imigrantes, principalmente italianos e espanhóis. Lesca Maddalena liderava tudo. Aqui houve uma mudança de sobrenome, não a pedido deles, mas causado por um erro grosseiro, ou falta de atenção do agente que os registrou ao chegar no Brasil. A partir dai passaram a usar o sobrenome Santiago, Santiá se transformou em Santiago. Fazer o que?! Isto ocorria muito com os imigrantes ao chegar no Brasil. Era uma falta de cuidado, de preparo, daqueles que recebiam os imigrantes no país, por outro lado, o imigrante falava ainda sua língua de origem e não entendia ainda muito bem a língua local, o próprio agente do estado não compreendia direito a língua do imigrante que estava chegando no Brasil, e muita vezes ia pelo som das palavras, as vezes apenas resmungos, ouvido deficientemente, ai ocorria estes erros que acabaram ficando na história destas pessoas, de seus descendentes e do país. Era a realidade histórica da época.

Um fato triste nesta história ocorreu quando já estavam no Brasil. Meu bisavô José Santiá, depois de um tempo por aqui, resolveu ir embora e voltar para a Itália. Ele ficou pouco tempo no Brasil. Deixando a família aqui, sua mulher Lesca Maddalena e seus quatros filhos. Imagina a situação para Lesca Maddalena! Sobrou para ela a responsabilidade de criar os filhos, sem pai agora. Mas ela era uma mulher forte, de fibra, não esmoreceu não.

Não se deve julgar, José Santiá devia ter as razão dele, que julgava justificar esta sua atitude, mas ele simplesmente ir embora para a Itália e deixar a mulher com os filhos aqui foi uma atitude muito dura da parte dele, não importa as razões que justificava esta sua atitude. Lesca Maddalena perdeu o contato com ele. Nunca mais José Santiá voltou para o Brasil. Depois de muito tempo escreveu uma carta. Há!, como seria importante poder ler esta carta! Mas ela se perdeu no tempo. É mais um documento que se perde no tempo e deixa de revelar muita coisa que está na história, no coração, das pessoas.

Lesca Maddalena aguentou firme, nunca reclamou, nem esmoreceu, muito pelo contrário liderou, aguentou tudo em silêncio, lutou muito, junto com os filhos, para ter uma vida melhor aqui no Brasil. Foi pai e mãe deles. Lesca Maddalena era bonita, baixa, ágil, loira, olhos claros, vivaz, amorosa, serena. Infelizmente morreu muito nova ainda no município de Dourado. Minha mãe Madalena Santiago Caleffi recebeu o nome de Madalena em homenagem a sua avó Lesca Maddalena.

Lesca Maddalena Santiago mulher forte, quase invisível, que marcou minha história, a de muitos e a do Brasil para sempre.

Contar para viver.

Rodrigo Aparecido da Silva

Electrical and automation maintenance coordinator

1 a

Essa família faz parte da minha história também 😁. Tenho descendentes italianos com sobrenome Todaro, Badalotti e Ferrari.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de João Ivo Caleffi

  • MEU PAI E AVÔ

    MEU PAI E AVÔ

    Na minha vida a referência sempre foi meu avô Santo Caleffi. Ele era um figura enigmática.

  • BALZAC

    BALZAC

    Alguns trechos dos livros que li de Honoré de Balzac: "A maioria dos homens experimentou as vicissitudes que me afetam…

  • ROBERTO GOMES - ESCRITOR PARANAENSE

    ROBERTO GOMES - ESCRITOR PARANAENSE

    O primeiro livro do escritor, Roberto Gomes, que li, foi o livro, Crítica da Razão Tupiniquim. O meu professor de…

  • CASA-GRANDE&SENZALA - SOBRADOS E MUCAMBOS-PEQUENAS ANOTAÇÕES

    CASA-GRANDE&SENZALA - SOBRADOS E MUCAMBOS-PEQUENAS ANOTAÇÕES

    Depois de muito tempo terminei de ler dois livros, na verdade um é continuação do outro, portanto poderíamos dizer que…

  • MARINGÁ

    MARINGÁ

    Neste dia seis de outubro de 2024, dia de eleições municipais, dia de pensar o futuro das cidades, de decidir seu rumo,…

  • MEUS LIVROS

    MEUS LIVROS

    Às vezes, fico pensando, procurando encontrar em que momento germinal surgiu em mim essa vontade em narrar, contar e…

  • PAULO CORTEZ - MEMÓRIA NARRADA

    PAULO CORTEZ - MEMÓRIA NARRADA

    -Eu nasci no dia vinte e sete de junho de 1938, mas no documento foi registrado dia dez de julho de 1938. Nasci na…

  • FOGO NO SÍTIO

    FOGO NO SÍTIO

    Inisio estava animado, contente, muito satisfeito com a sua lavoura, o ano era bom, tinha dado tudo certo, chuva e sol…

  • MULHERES QUASE INVISÍVEIS QUE MARCARAM MINGA VIDA

    MULHERES QUASE INVISÍVEIS QUE MARCARAM MINGA VIDA

    Livro: MULHERES QUASE INVISÍVEIS QUE MARCARAM MINHA VIDA INTRODUÇÃO É com muita alegria que coloco este livro a…

  • DANTE

    DANTE

    É muito ousadia de minha parte querer falar sobre Dante Alighieri. Mas como pela primeira vez consegui ler a Divina…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos