Maio Amarelo: Cargo Modal sem acidentes há quase 10 anos
O Movimento Maio Amarelo segue sendo tema de diálogo por nós, da Trafegus Sistemas. Falaremos mais sobre o movimento porque desejamos fazer nossa parte por mais segurança e menos mortes em acidentes de trânsito.
Dada a importância do assunto, que perpassa nossa atividade enquanto empresa, entendemos que promover o diálogo pode contribuir para a conscientização por um trânsito mais seguro e por menos acidentes.
E é justamente esse o objetivo do Movimento Maio Amarelo. Como mencionamos no primeiro texto da nossa campanha, a ideia é que sejam promovidas ações coordenadas para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo (fonte: maioamarelo.com.br).
Maio Amarelo na Cargo Modal
A parceira da Trafegus, transportadora Cargo Modal, também está engajada no Movimento Maio Amarelo.
Assim, eles contribuíram com respostas a questões para a campanha da Trafegus. Quem conversou conosco foi o Gerente de Segurança do Trabalho da Cargo Modal, Heleno Pereira.
Acima de tudo, é preciso frisar que a Cargo Modal leva muito a sério o Movimento Maio Amarelo. E, além disso, a empresa vai da teoria à prática: promove, com muito entusiasmo e competência, ações pela redução de mortes em acidentes de trânsito.
Pereira afirma que a empresa considera de “extrema importância ter um mês específico para trabalhar o assunto do trânsito seguro”. As ações, portanto, são realizadas constantemente.
Neste sentido, para reforçar ainda mais a prevenção de acidentes, a Cargo Modal toca no assunto todos os meses, com diálogos de segurança, treinamentos e campanhas.
Consequentemente, o resultado de tal empenho pela segurança no trânsito é o reconhecimento. A Cargo Modal é certificada, como explica o Gerente de Segurança do Trabalho, na ISO 39001, voltada totalmente a atender requisitos de segurança viária.
Recomendados pelo LinkedIn
Ações do Maio Amarelo na Cargo Modal
A Cargo Modal é signatária do Programa Laço Amarelo. Ou seja, há um forte compromisso com o assunto.
Assim, a empresa lança divulgações todos os meses, em suas mídias sociais, sobre assuntos relacionados à segurança viária.
Heleno Pereira reforça que os treinamentos com as equipes e a certificação ISO 39001 são as ações que a empresa considera que mais contribuem para a redução de acidentes, especialmente os fatais.
Em outras palavras, é possível dizer que a conscientização faz, sim, diferença para a segurança no trânsito. Acima de tudo, ele revela que a empresa prova em números essa afirmação:
“Desde 2013 não tivemos acidentes com veículos da frota. Isso mostra que investir em certificações, treinamentos e participar ativamente de campanhas de conscientização vale a pena”, ressalta o Gerente de Segurança do Trabalho.
A ideia do Movimento Maio Amarelo é que o Poder Público e a sociedade civil atuem ativamente e em conjunto pela redução de acidentes grave, que provocam a perda da vida de pessoas.
Por isso, uma ação que Pereira acredita que poderia ser tomada pelo Poder Público é o maior investimento na malha viária nacional. “Ainda existem muitas rodovias em nosso país em situação calamitosa, e essas condições precárias contribuem significativamente para acidentes e mortes no trânsito”, finaliza ele.