Mais que ser, tem que parecer

Mais que ser, tem que parecer

"A sua roupa tem o poder de estabelecer o julgamento do outro sobre você" - Alexandre Taleb

A frase dita por esse especialista em moda masculina é polêmica pra muita gente, mas faz todo sentido no mundo corporativo e até em outras situações do dia a dia. Você pode até achar fugaz, mas a sua forma de se vestir comunica muito sobre você e pode influenciar as escolhas e a forma com que outros vão te julgar.

Outro dia estava em um evento político e um secretário de Estado de um governo bastante influente foi convidado a subir ao palco. O sujeito estava com uma camiseta da Nasa, um tênis sujo e uma calça jeans bastante duvidosa. O jeito despojado dele é conhecido entre seus pares, porém, naquela situação toda a imagem institucional que ele representava foi colocada à prova e até questionada por alguns por causa da sua forma de se vestir. Ou seja, toda a seriedade do governo que representava não correspondia ao que as pessoas estavam vendo dele.

Ah! Mas você pode estar pensando: mas é o estilo dele! Ele quer ser descolado ou até se mostrar simples. O importante aqui é saber que, dependendo do ambiente onde você está, a imagem que você transmite precisa ser coerente com aquilo que representa. Pense um advogado que quer se mostrar com credibilidade se apresentando em um tribunal de bermuda e camiseta regata. Ele nem entraria diante do júri porque o espaço e o que ele precisa representar não estão coerentes com sua imagem. E eu não estou falando de vestir a roupa cara. Nada disso! Estou falando da imagem que transmite estar adequada a seriedade e a ideia que os outros farão de você.

Você pode ser um expert na sua área, entender de tudo o que faz mas, se não criar uma imagem que corresponda a isso, o julgamento que os outros farão de você será totalmente diferente. Isso é tão poderoso que até sua imagem pode ser confundida e gerar um resultado negativo para você. Não quero aqui ditar regras e nem dizer que você tem que estar o tempo todo vestindo um terno e gravata. Não é isso! Até porque você pode estar muito bem alinhado calçando um chinelo, uma bermuda e uma camiseta, porém, isso vai depender do contexto e da imagem que quer passar.

Não adianta ir a uma praia passar alguns dias de férias se vestindo com um terno. Não é coerente com imagem e com a situação. Da mesma forma que não adianta ir a uma planta de mina de mineração calçando um salto alto com bico agulha, você terá que vestir aquelas botas que não são nada elegantes, mas são adequadas para aquela situação.

A comunicação está na imagem que transmite. Então, mais que ser, você precisa parecer. Estudos apontam que 55% do impacto que vai causar no outro tem a ver com sua linguagem corporal que se traduz na sua vestimenta, na sua forma de se portar, nos seus gestos e na sua atitude.

Na próxima vez que abrir seu guarda roupa pense: qual a imagem quero transmitir? Isso é coerente com local e com a ideia que eu quero que os outros tenham a meu respeito?


Robson Mariz

Especialistas em fotos e vídeos corporativos e industriais. Transformando a comunicação das empresas.

11 m

Perfeito o texto Eloi Oliveira . O mesmo vale para fotos profissionais. Se o profissional deseja passar credibilidade para seus clientes e parceiros e preciso cuidar também da imagem que usa em umas mídias de apresentação profissionais PARABENS PELO RETRATO.

Thayna Nunes

Frequentou a instituição de ensino Faculdade Eduvale de Avaré

12 m

Oii! Tenho uma dica sensacional para começar o ano novo com o pé direito: um webinar sobre IA, robotização e automação. Vamos juntos descobrir como essas tecnologias estão moldando o futuro dos negócios no nosso evento do Projeto 888. É dia 8, às 8h, em apenas 8 minutos. Comece o ano novo com conhecimento e inovação! 👉 linktr.ee/vj_bots

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Eloi Oliveira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos