Maneiras de utilizar o Storytelling no Turismo

Maneiras de utilizar o Storytelling no Turismo

Texto original publicado no blog "Turismo e Inovação"

Quem nunca se viu contando uma história que marcou sua vida para que outra pessoa pudesse tomar uma atitude, decisão ou, simplesmente, se encantasse com o que estava ouvindo?

Contar histórias não é uma ferramenta nova, mas é a bola da vez no marketing e pode ajudar empresas e governo a melhorar suas promoções turísticas a partir de agora. O recurso, hoje, é chamado de storytelling, e nada mais é do que a capacidade de contar histórias relevantes, de maneira textual ou audiovisual, para promover um negócio sem que haja a necessidade de venda direta.

Enquanto a venda pode ser considerada um recurso invasivo, o storytelling apela para a persuasão para convencer turistas a apostar em uma nova viagem a determinado destino. Por seu caráter encantador, é muito utilizado no marketing e na publicidade, e visa estreitar a relação entre as marcas e o consumidor final.

A mágica da contação de histórias

Ninguém conta uma história para falar com o vento: o intuito do esforço de construir uma narrativa é, basicamente, cativar a audiência.

Por isso, não adianta, apenas, ter uma história para contar. É preciso definir quem é o público alvo, quais são suas necessidades e anseios, para que a mensagem seja personalizada e atinja os objetivos de marketing a que se propõe.

Para contar uma boa história, você precisa de:

  • vocabulário adequado para o consumidor final. Por exemplo, se você for divulgar um destino turístico para crianças, tem que usar a linguagem das crianças;
  • enredo inteligente, uma vez que ninguém vai se encantar por uma história sem pé nem cabeça. Se sua cidade tem algo interessante para contar, dê todos os detalhes de maneira coerente e guarde o melhor pro final;
  • personagens encantadores, sejam eles reais ou não. De preferência aqueles em quem o público-alvo conseguirá se enxergar com facilidade;
  • imagens, ilustrações e vídeos que possam tornar a narrativa ainda mais cativante. Não precisa usar tudo de uma vez só, e nem se apegar só a esses recursos. O importante é caprichar no encantamento para que as pessoas queiram viajar para a sua cidade ou pela sua empresa.

Não se esqueça de utilizar sempre as redes sociais para seu storytelling, uma vez que esses são ótimos canais para contar histórias. É muito importante, inclusive, se posicionar na internet para atrair a atenção de públicos diversos – e respondê-los é essencial para manter o relacionamento sempre bem próximo.

Os reis do storytelling em turismo

O nome pode soar novo a seus ouvidos e o recurso dá a sensação de estar chegando agora, mas já tem gente se utilizando do storytelling para melhorar as vendas em turismo.

Um bom exemplo de como a contação de histórias pode ser utilizada como promoção turística vem do Ritz-Carlton, uma das mais tradicionais redes de hotéis do mundo. Através de um vídeo que não fala nada sobre a rede de hotéis, a empresa convida o turista a imaginar um mundo onde as experiências mais maravilhosas são possíveis e que, com eles, elas podem se tornar reais.

Com intuito de quebrar paradigmas, o órgão oficial de turismo da África do Sul desenvolveu a campanha “Reconsider South Africa”. A história contada no vídeo tem como objetivo, mudar a imagem turística do país, unificando raças, culturas e experiências, a partir da visão de turistas reais. Veja:

É através de exemplos como esses que você pode montar sua campanha de storytelling e mostrar destinos que valham a pena estar na lista de lugares a conhecer de cada turista. Não se importe em ser breve, desde que sua mensagem passe a emoção que a história merece.

A partir dessa experiência, o turista com certeza terá muito mais histórias a contar – que você pode, claro, transformar em mais storytelling para sua marca ou cidade.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rafael Oliveira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos