Mantenha seu negócio relevante, mesmo durante a crise.
Desde que as primeiras ações de contenção do COVID-19 começaram, o movimento de todos os e-commerces caiu. É natural, afinal, as pessoas estão inseguras com relação ao futuro.
Funcionários CLT não sabem se terão salário, autônomos não sabem se terão trabalho, e os empresários, assim como vocês, vêm seus negócios faturarem cada vez menos.
Neste cenário, é inevitável a insegurança e o medo.
Mas, e na volta da crise? Quem vai sair na frente?
Faço essa pergunta pois, mesmo que a crise acabe amanhã – o que não vai acontecer – as pessoas não vão voltar a consumir do mesmo jeito de antes imediatamente. O movimento tende, segundo especialistas, a demorar entre 2 e 3 meses para voltar ao normal.
Então, você sabe quem sai na frente?
Quem usar esse tempo para rever suas fraquezas, e “organizar” a própria casa.
Por isso, eu separei algumas dicas simples, de coisas que geralmente não são preocupações dos profissionais de e-commerce. Elas podem fazer a diferença para que as suas vendas voltem antes da concorrência. Veja se isso faz sentido:
#1. Converse com seus clientes.
Ou, para ser mais chato, pesquise. Entenda como eles enxergam a sua marca, entendem seu posicionamento, e te consideram na hora da compra.
#2. Reforce seu posicionamento
Se você tem, internamente, um posicionamento definido, essa é a hora de reforçá-lo.
Por quê? Simples. Agora a maioria das pessoas está parada, consumindo muito mais conteúdo, aproveite este momento!
#3. Alinhe suas redes sociais
As redes sociais são um ótimo canal para reforçar seu posicionamento.
Se tiver caixa, aproveite para aumentar o alcance das publicações, fazendo sua mensagem chegar em novos possíveis clientes. Mas lembre-se, o investimento aqui é no longo prazo.
#4. Busque novas alternativas
Seu produto não é interessante na crise? Tudo bem, faz parte.
Mas e seu conteúdo? E produtos relacionados ao seu, será que podem parecer importantes para seus clientes? Aproveite o momento para descobrir até onde sua marca pode chegar.
#5. Organize sua marca
Tempo “livre” é precioso!
Aproveite para reorganizar sua comunicação digital, sua identidade visual, seu posicionamento, e tudo que possa parecer incerto. Assim você já estará um passo à frente dos outros quando tudo passar.
#6. Se prepare
Quando o “inverno passar”, toda a demanda reprimida vai voltar.
Como eu disse, isso pode demorar um ou dois meses, mas as pessoas voltarão a comprar. E quem estiver mais bem preparado certamente estará na frente, por isso, aproveite esse tempo “ocioso” para se organizar, em todos os sentidos.
Bom, era isso que eu tinha para dizer hoje.
E espero, honestamente, que isso te ajude em algo.
Grande abraço!