Mapa das Exportações Brasileiras por Estado
Poder 360

Mapa das Exportações Brasileiras por Estado

A ilustração panorâmica em pauta reforça que o Brasil é essencialmente um país exportador de commodities agrícolas e minerais. Tal aspecto remete a um processo de desindustrialização do Brasil que se iniciou, pelo menos, na década de 1990.

No meu entendimento, a única surpresa no mapa acima foi o estado do Amazonas não ter nas indústrias de veículos e eletroeletrônicos a base das suas exportações. É bem verdade que a Zona Franca de Manaus não foi constituída para se tornar uma ponta exportadora, como são as principais zonas francas no mundo, mas sim para internalizar produtos importados no mercado doméstico por intermédio de benefícios regionais exclusivos.

Observar ainda que São Paulo tem no açúcar o carro-chefe de suas exportações, o que corrobora a conhecida desindustrialização brasileira, haja vista que é o estado mais industrializado no Brasil. Além de São Paulo, somente Alagoas possui o açúcar como líder em exportações.

Note ainda que muitos estados têm na exportação de soja uma atividade importante, mas isto já era esperado. Talvez, para muitos, Maranhão e Piauí não devessem se destacar como exportadores de soja. Acrescento que o potencial exportador dessa leguminosa tende a crescer, especialmente favorecido pela posição geográfica desses estados em relação aos principais países importadores, assim como a existência de terras disponíveis para agricultura nesses estados.

Eu vejo o quadro acima como um copo meio cheio, mas alguns devem considerá-lo um copo meio vazio...

.

FJ T de Santana

Director of Operations at BF Fortship

8 m

De fato, um retrato de um país que vem sendo desindustrializado desde o primeiro governo Socialista do Príncipe FHC e implacavelmente e impiedosamente a partir dos governos comunistas do PT. De uma certa forma, não seria o fim do mundo se nos governos comunistas não tivéssemos entregue ou doado a maior parte das nossas riquezas minerais para meia dúzia de interesses Chineses. Para tanto a Estadista poliglota Dilma Wanda Rousseff acabou com a regulação do direito minerário Brasileiro confiscando tudo de antigos e regulares Mineradores para meia dúzia de deputados ou Senadores. Com relação a eventual produção de soja no Maranhão ou Piauí, por mais que o amigo seja otimista considerando as vantagens geográficas e naturais dessa região, certamente nao conhece o povo que la habita e os seus líderes que ainda vivem na idade média. Não, não existe possibilidade de Maranhao e Piauí se tornarem produtores relevantes de cereais.

Alexandre Winkler

Portos, Comércio Exterior e Logística

9 m

'Não colocar todos os ovos em uma cesta só' é uma regra básica também aplicável aos mercados de exportação, a fim de reduzir incertezas por diversificar itens nesses mercados. A realidade é que entre os 26 estados brasileiros, 11 têm na soja o seu principal produto de exportação. Portanto, basta uma crise no mercado da soja para causar consequências a esses estados. No entanto, soja é um produto facilmente substituível por ser uma lavoura não perene (por exemplo, este não é o caso do café).

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos