Mapa de aprendizagem na estratégia educacional corporativa
Para começarmos essa conversa, vamos contextualizar o assunto?
1º O que é o Mapa de Aprendizagem?
É uma ferramenta que auxilia no mapeamento de atividades, processos e conhecimentos necessários nas áreas de negócios de uma organização. Aqui, queremos ressaltar atenção para os conhecimentos, já que esse elemento é tão importante para a área de T&D.
Esse projeto surgiu a partir de um desafio em otimizar a entrega de conteúdo e contribuir para construção de temas essências e relevantes para atuação dos profissionais, do ponto de vista técnico.
Nós inicialmente, fomos contratadas para realizarmos o desenvolvimento das Mapas de Aprendizagem baseadas em cargos, o que de primeiro momento levou um certo tempo e o primeiro resultado era uma lista imensa de conteúdos a serem criados/aplicados ao profissional.
Não ficamos satisfeitas, notávamos que tinha muito conteúdo e uma carga horária alta de treinamento, como uma forma de contextualizar os resultados apresentados, vamos supor que o Mapa para um cargo A apresentava a seguinte estrutura:
Cargo A: Descrição das atividades atribuídas a função.
Conteúdos Mapeados: Power Point (CH10hrs), Excell (CH16hrs) e Word(CH10hrs)
Carga horária total de capacitação: 36hrs
obs.: Procuramos usar temas conhecido de mercado para que consigam conectar melhor o assunto.
Imaginando o assunto acima, vocês acreditam que as 36hrs de capacitação o profissional usufruiria na integra todo o conhecimento? Vamos supor que do excell ele usaria apenas 4 formulas o resto seria totalmente descartado.
Logo, o resultado do trabalho iniciado trouxe uma carga de horas e temas muito extensa e entendemos que para o nosso modelo de negócio, NÃO atendia.
E só após muitas horas de estudo, troca, reuniões, reflexões e muita determinação, surgiu, num bate-papo, a ideia de como criá-lo. EUREKA!
Solução: Mapeamento por processos/atividades + conhecimentos necessários para execução dos profissionais.
Pois bem, iniciamos o mapeamento das áreas de negócios e ao final do processo que durou 2 meses, obtivemos os seguintes resultados comparativos.
Toda essa jornada de construção com as áreas, nos trouxe não só resultados quantitativos, como mencionamos acima, mas também qualitativo, uma vez que, os gestores e nós, de Educação Corporativa, conseguimos ter uma visão mais clara da estrutura de conhecimento e habilidades necessárias para a equipe em diferentes níveis da atuação, além de abrir oportunidades para outras ações, como desenvolver uma trilha de aprendizagem, buscar tecnologia para suportar a experiência de aprendizagem e conhecer mais de perto o público que receberia os conteúdos, enfim. Depois chegamos à conclusão que os mapas de aprendizagem eram versáteis e possuía uma base de informação capaz de possibilitar a construção de vários outros projetos, mas que não cabe falar aqui hoje, podemos falar numa próxima oportunidade. Por enquanto, vamos aproveitar e mostrar em vídeo como construímos o mapa de aprendizagem e os itens que o compõem.
Esperamos que gostem e, se fizer sentido, usem.
Como provocação, procurem pensar em formas e jeitos diferentes e sair um pouco da regra pode trazer grandes resultados, acreditamos que será uma experiência MARAVILHOSA!
Prontos para colocarem a mão na massa?!
Let's go!
Novos Negócios e Expansão I Inovação e Marketing | Serviços e Operações | Eficiência Produtiva e Excelência | ESG
4 aVivi, muito bacana este artigo e vídeo. Acredito que a partir de processos, KPIs e gestão do conhecimento (sendo a aprendizagem uma das grandes alavancas) construímos resultados melhores para a sociedade, para os profissionais e para o mundo corporativo.
Executivo | Gerente | Segurança | Ambiente | Crise | Risco | Emergência | Processos | Continuidade Negócios | Cientista de Dados | ESG
4 aEsta nova forma de pensar é essencial para ensinar as pessoas a aprenderem e nos dias de hoje, especialmente VUCA, temos que aprender, desaprender e reaprender.