Marco Regulatório da Inteligência Artificial.
Participei esta semana do evento que ocorreu na Fiesp sobre o marco regulatório das IAs. Escutei de vários palestrantes o desabafo sobre a dificuldade de criar leis e regras para uma tecnologia que evolui tão rápido. E é totalmente compreensível esta dificuldade. Trata-se também de um momento único para pensarmos juntos e discutirmos o que poderá nos ajudar ou atrapalhar em um futuro bem próximo.
O novo marco regulatório, que está em discussão aqui no congresso, ganhou mais 2 meses de prorrogação, momento de escutar a sociedade, entidades e organizações de classe. EUA e Europa saíram na frente neste assunto, e já estão bem mais maduros que nós.
Minha percepção é que o Marco regulatório está muito pautado em regras e penalidades, ao invés de olhar para como podemos criar uma geração digital forte em nosso pais, isto poderia tornar o Brasil um país forte na competição com outros países do chamado 1o mundo.
Vejo também poucas organizações de classe verdadeiramente da área Tech interessadas neste assunto, a maioria infelizmente, está preocupada apenas em manter suas contribuições obrigatórias, ao invés de pensar profundamente na evolução da área e da inovação para nossos profissionais.
Acredito que os profissionais e empresas da área de Tecnologia, que irão trabalhar, produzir e consumir tecnologias com Inteligência Artificial, ainda não se deram conta da importância deste momento. Teremos impactos em novos empregos, novas remunerações e novas formas de produzir tecnologia que use IA.
A ficha deste momento ainda não caiu. A nova geração acaba não dando muito valor a estes assuntos burocráticos, porém teremos muitas travas no uso de IA para desenvolvedores e empresas se não sugerirmos caminhos viáveis agora.
Para se ter idéia do potencial deste mercado, um profissional sênior e expert em Inteligência Artificial hoje, tem um salário médio de 190 dólares a hora. É este mercado que profissionais e empresas de tecnologia brasileiras precisam se posicionar, e aproveitar as oportunidades globais de novos projetos que irão acontecer.
Se construirmos boas regras, sem restrições e com controle, teremos um futuro promissor por aqui.
Negócios Inteligentes: sua empresa inovadora e valiosa para o mercado | Especialista em Data Analytics, Automação e IA | Neurociência | Fundadora da i2 Consulting
4 mA discussão é importantíssima. Precisamos agir com celeridade para suprir o gap educacional existente e fomentar ações urgentes de capacitação.